Servidores de Vitória e Vila Velha em greve

Os servidores municipais de Vitória e Vila Velha acabam de iniciar paralização. Na capital, o primeiro ato público da greve será uma passeata do Centro até a sede da prefeitura (no bairro Bento Ferreira) nesta terça-feira (29).  A categoria divulgou carta aberta à população do município com os esclarecimentos sobre o movimento. Os trabalhadores pleiteiam melhores condições de trabalho e alegam perdas salariais na ordem de 130%.

Serviços

Na carta, os servidores afirmam que o prefeito Luciano Rezende (PPS) demonstrou não priorizar a prestação de serviço público de qualidade ao longo de sua gestão. Os servidores afirmam existir falta de fornecimento de medicamentos nas unidades de saúde e até merendas nas escolas. Também faltam profissionais para suprir a defasagem de servidores nos locais de trabalho.

Mais informações em: https://www.facebook.com/Sindsmuvi/

Leia carta aberta à população do município

Arrecadação

O movimento questiona a alegação de que a queda de arrecadação da capital tem impedido investimentos municipais. Os trabalhadores afirmam que houve reajuste em 40% para o secretariado no início do atual mandato. Além disso, somente no pagamento de servidores em cargos comissionados o gasto é de R$ 2 milhões, o mesmo valor foi destinado em janeiro deste ano para despesas em comunicação institucional.

Perda salarial

Os trabalhadores dizem ainda que estão há dois anos sem reajuste salarial. Também cobram o pagamento da progressão de carreira das categorias, que é o acréscimo nos salários referente às especializações de cada servidor – desde 2014 esta progressão não vem sendo concedida. Como a prefeitura exclui a aplicação do índice inflacionário, as perdas históricas das categorias chegariam a 130%. A greve foi aprovada pelos servidores presentes à assembleia realizada na última terça-feira (22).

Assembleia Servidores do Municipio de Vitória realizada no dia 22-03-2016, no turno matutino. O movimento atinge, além dos servidores da administração direta, os da saúde, da educação e da segurança do município

Vila Velha também em greve

Os servidores municipais de Vila Velha também deflagram greve nesta terça-feira (29). Somente em 2015 foram seis negociações entre representantes dos nove sindicatos que compõem a Frente Sindical dos Servidores de Vila Velha e a prefeitura, sem qualquer avanço. Os servidores pleiteiam reposições das perdas salariais no índice de 37,4% e auxílio alimentação no valor de R$ 400 para todos os trabalhadores. Clique aqui e saiba mais.

Fontes: Século Diário e Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória – SINDSMUVI