Senge-Es participa de Seminário de Formação Sindical que discute o passado, o presente e o futuro da organização Sindical dos Engenheiros do Brasil:

Diretores e membros de sindicatos de todo o país se reuniram no “Seminário de Formação Sindical – Sindicalismo no Brasil: História, Concepções, Estrutura e Financiamento”. O objetivo foi debater o passado, o presente e o futuro da organização Sindical dos Engenheiros do Brasil. O Seminário apresentou a trajetória dos Sindicatos desde seu nascimento até o ponto em que se tornaram a expressão máxima dos trabalhadores.

O evento foi realizado nos dias 8 e 9 de novembro na sede da Federação Interestadual de Sindicato de Engenheiros – Fisenge, no Rio de Janeiro. O Sindicato dos Engenheiros do Espírito Santo compareceu com a maior delegação entre os Estados representados. O intuito foi fortalecer a formação sindical do quadro, bem como trazer esse conhecimento adquirido para os engenheiros do Espírito Santo. A Fisenge já sinaliza parcerias que levem esse Seminário para os Estados.

Também estiveram em pauta os problemas e desafios enfrentados pelo Sindicalismo Contemporâneo, desde sua necessidade de renovação de quadros, até a atual estrutura sindical e sua sustentação financeira. Esse tema foi aprofundado com um debate sobre a retirada da contribuição sindical (taxa que o trabalhador paga anualmente correspondente a um dia de trabalho). Tal questão foi feita com representantes de duas Centrais Sindicais: a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Além de se deter sobre a história e problematizar o movimento em sua contemporaneidade, o evento deu o pontapé inicial para o registro da memória da ação sindical dos Engenheiros no Brasil. As discussões apontaram a necessidade de trabalhos de memória, tanto no nível da Federação (Fisenge), quanto nos Estados.