Fachadas de diversos monumentos da cidade estão sendo iluminadas com a cor rosa. A ação faz parte do movimento internacional Outubro Rosa:

Desde o começo do mês, monumentos públicos e pontos turísticos de Vitória estão iluminados de rosa. O movimento conhecido como ‘Outubro Rosa’ é celebrado em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com atitudes simples, como mudança de estilo de vida; bem como alertar para importância do diagnóstico precoce. Para tanto, várias ações educativas irão ocorrer até o final do mês na capital capixaba – confira programação abaixo.

Mais de 90% dos cânceres têm cura, apesar disso, o câncer de mama foi responsável pelo óbito de 248 capixabas em 2011. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que pelo menos 900 novos casos da doença serão diagnosticados no Espírito Santo até o final de 2012, no Brasil essa estimativa chega na casa dos 52 mil novos casos. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Dados de órgãos ligados ligado à Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o número de casos de câncer no mundo deverá aumentar em 75% até 2030.

Dentro desse quadro, o Sindicato dos Engenheiros do Espírito Santo (Senge-ES) está atento às cláusulas femininas nos acordos coletivos de trabalho. O objetivo é obter avanços que beneficiem à saúde da mulher e suas especificidades. Pesquisas relacionadas ao mercado de trabalho feminino no Brasil no Século XXI apontam que a grande maioria das garantias obtidas está relacionada à gestação, maternidade e responsabilidades familiares – cerca de 80% do total. Os outros 20% estão distribuídos entre os temas condições de trabalho (com 8%), exercício do trabalho (menos de 2%), eqüidade de gênero (próximo a 4%), e saúde: apenas 5%.

Prevenção:

De cada seis casos de câncer, um é causado por infecções que poderiam ser prevenidas ou tratadas. Sendo assim, prevenir-se é fundamental. Adotar uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, não fumar ou abusar de bebida alcoólica são atitudes preventivas. Além disso, é necessário ir regularmente ao médico.

A idade continua sendo o principal fator de risco para o câncer de mama, mas outros fatores de risco já estão bem estabelecidos. Eles estão relacionados à vida reprodutiva da mulher (menarca precoce, nuliparidade, idade da primeira gestação a termo acima dos 30 anos, anticoncepcionais orais, menopausa tardia e terapia de reposição hormonal), história familiar de câncer da mama e alta densidade do tecido mamário (razão entre o tecido glandular e o tecido adiposo da mama).

Pessoas com histórico familiar da doença devem ter atenção. Nesses casos recomenda-se iniciar a mamografia mais cedo, aos 35 anos. Mulheres acima dos 40 anos devem iniciar o protocolo de prevenção com o exame clínico das mamas e, a partir dos 50 anos, também com a mamografia. No ano passado, foram efetuadas 73.825 mamografias nos estabelecimentos do Espírito Santo conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Programação Outubro Rosa 2012

15/10 à 19/10 – 11 às 14 horas – Bazar Afecc na Petrobrás.

17/10 – 17hora – Sarau de Músicas e Poesias do CECON, no Centro da Praia Shopping

18/10 – 14 às 17 horas – Outubro Rosa na Praça Costa Pereira – Rede Sócio-assistencial da Região Centro

19/10 – 19 horas – Simpósio de Radiologia Intervencionista – Abordagem Atual do Tratamento por Radiofreqüência para Tumores Hepáticos – Auditório da Afecc-Hospital Santa Rita

20/10 – 09 às 15 horas – Cariacica em Ação – Nova Rosa da Penha

20/10 – 14 às 17h30 – Rua da Alegria – Nova Brasília – Cariacica (Evento da Igreja Presbiteriana)

20/10 – 12 horas – II Taça Afecc de Golf (Clube Capixaba de Golf – Serra)

20/10 – 08 horas – Caminhada pela vida em Colatina

21/10 – 08 horas – 7ª Corrida Intercampi FAESA

21/10 – 09h30 – Caminhada Outubro Rosa “Um Toque pela Vida”

21/10 – 10h30 – Espaço Sócio educativo e cultural – em frente ao Hotel Aruan

23/10 – 07 horas – Afecc Educa – Escola Municipal de Ensino Fundamental – Tancredo de Almeida Neves

23/10 – Palestra com Gisella Amaral

24/10 – 20h30 – Evento beneficente no Lê Buffet – 30 Anos da Loja Regina Pagani – todo recurso arrecadado com a venda dos convites será revertido para a Afecc e Acacci.

25/10 – 11 às 18 horas – Outubro Rosa na Secretaria Estadual de Educação – Semana da Saúde

15/10 à 26/10 – Orientação e Prevenção de Câncer nos Terminais de ônibus da Grande Vitória – Parceria GVBUS/SALLUS

26/10 – Feira Científica do Colégio COC

26/10 – 21 horas – Jantar Beneficente da Afecc no Le Buffet