Espírito Santo ainda em racionamento

O Dia Mundial da Água é celebrado hoje, 22 de março. No Espírito Santo, a data será marcadada por ações de reflorestamento e reforço da segurança hídrica. O ponto é que o tema da água ganhou novo significado na vida brasileira e capixaba pelos acontecimentos do último ano. O tema influencia como nunca na rotina de pessoas e no processo produtivo de alimentos e produtos. O que enseja ser o maior desafio deste século, provavelmente será também nicho de oportunidade profissional e crescimento cientifico. Claro que isso passa pela engenharia, agronomia, geologia, meteorologia e carreiras afins.

Vale lembrar que, apesar das chuvas que caíram nos últimos dias, o Espírito Santo ainda está em racionamento. Desde o ano passado, a captação de água durante o dia (entre as 5 horas e as 18 horas) em todo o Estado, exceto para abastecimento humano. Tal realidade corrobora que relação dos capixabas, das empresas e da agricultura com os recursos hídricos terá que mudar.

A pior seca da história do Espírito Santo impõe a sede por ideias e iniciativas que a atenuem. A onda de dejetos que desceu o Rio Doce depois do desastre ambiental causado pelo rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG) corrobora a necessidade de obras que possibilitem a recuperação ambiental do que foi devastado. Ações estruturantes, como a construção de barragens, otimização de serviços de previsão do tempo, bem como iniciativas de reflorestamento e localização de nascentes necessitam de profissionais e novas ideias.

Curso de barragens

Um Termo de Cooperação Técnica entre a Secretária de Agricultura e instituições públicas e privadas (Ceasa, Senar, CREA-ES e Sistema OCB/ES) será assinado nesta terça (22) no Palácio Anchieta (Vitória). O objetivo é realizar 12 cursos de Construção de Barragens e Gestão de Recursos Hídricos em todas as regiões capixabas, um mercado em ascensão com a crise hídrica. Até 2018 existe previsão de que 60 reservatórios de água sejam implantados no interior do Espírito Santo. O Governo do Estado acaba de lançar os primeiros cinco editais de licitação para a construção de um conjunto de 34 barragens de médio porte.

O curso

No curso, os participantes receberão subsídios técnicos quanto à elaboração de projetos de barragens, caixas secas, gestão de recursos hídricos, licenciamento ambiental, outorga e manejo de irrigação. O público-alvo do curso são engenheiros agrônomos, agrícolas ou civis. As pré-inscrições podem ser feitas por meio do site da Seag, disponível em www.seag.es.gov.br.

As primeiras cidades a receber os cursos são Boa Esperança (28 de março a 1º de abril) e Nova Venécia (entre os dias 25 e 29 de abril). Para esses dois cursos, as inscrições já estão encerradas. Já os demais cursos irão ocorrer nos municípios de Linhares, São Gabriel da Palha, Colatina, Afonso Cláudio, Aracruz, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Cachoeiro de Itapemirim, Anchieta e Mimoso do Sul. Datas serão agendadas.

Capixaba economiza 1,2 bilhão de litros

O capixaba continua economizando água. Nos municípios atendidos pela Cesan, a economia foi de 16 bilhões de litros no ano de 2015 em comparação com 2014, o que daria para abastecer o município de Serra durante oito meses. A redução do consumo se mantém e em janeiro de 2016 a economia foi de 1,2 bilhão de litros em comparação com o mesmo período de 2015.