Centrais Sindicais pedem à presidente Dilma Rousseff administração tripartite do PRONATEC:

As centrais sindicais Força Sindical, CUT, CTB, NCST e UGT apresentaram à presidente Dilma Rousseff, no passado dia 13 de setembro, ofício firmado pelos seus presidentes nacionais com a reivindicação de que na regulamentação da Lei nº 12.513, de 26/11/2011, que instituiu o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), o Conselho Deliberativo de Formação e Qualificação Profissional e os Fóruns Permanentes de Apoio à Formação e Qualificação Profissional sejam compostos respeitando-se os princípios do diálogo social e do tripartismo preconizados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Segundo Miguel Eduardo Torres, presidente em exercício da Força Sindical, “a qualificação profissional é tema central das relações de trabalho e mobiliza a atenção dos sindicatos e dos trabalhadores. Se por um lado consideramos importante o governo criar uma política para promover a integração dos esforços de qualificação profissional e técnica dispersos nos diferentes Ministérios e níveis da administração, por outro lado é fundamental garantir a representação tripartite nos organismos de gestão do PRONATEC, pois queremos participar dos debates e das decisões relativas a estas questões vitais à garantia de emprego e à conquista de patamares mais elevados de remuneração aos trabalhadores”.