Profissionais e estudantes de olho na energia solar

Profissionais e estudantes participaram neste sábado (27) do minicurso Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos. O evento foi uma realização da Esp Engenharia e tem o apoio do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES), da Caixa de Assistência dos Profissionais (Mútua-ES), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e da Associação Capixaba de Engenheiros Eletricistas (ACEE).

O Conselheiro do Crea-ES e integrante do Senge-ES e Acee, engenheiro eletricista e engenheiro de segurança do trabalho Rogério Nascimento Ramos, fez a abertura dos trabalhos e deu boas vindas aos participantes. “É primordial que as entidades sejam promotoras de oportunidades de capacitação que conduzam os profissionais a exercerem sua profissão com excelência e em dia com as necessidades atuais de sustentabilidade”, frisou. A Diretora da Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea-ES – Mútua-ES, Eng. Geóloga Leila Issa Vilaça também apresentou os planos e vantagens da Mútua.

O curso foi realizado na sede do Crea-ES pelo instrutor e diretor executivo da ESP Engenharia LTDA, engenheiro eletricista Pedro Pacheco Bacheti. “O objetivo geral do minicurso foi promover informações normativas de comissionamento de sistemas de geração fotovoltaicos, aos profissionais ligados à área, de forma a conscientizá-los da importância da aplicação das técnicas de ensaios e testes dos referidos sistemas conforme NBR 16274:2014. O objetivo é garantir o funcionamento e a segurança adequados a respectiva instalação”, explicou.

Mercado em ascensão no ES

Segundo o Datafolha, mais de 70% dos brasileiros quer instalar painéis solares em suas casas e reduzir a conta de luz. Nos últimos cinco anos as instalações de energia solar cresceram 25.700% no Espírito Santo. Hoje a energia solar representa menos de 0,5% da matriz energética brasileira. Segundo o planejamento para a próxima década, a potência instalada de eletricidade a partir do sol deve representar quase 4% da potência total brasileira de 2024.