Diretoria 2024-2026 toma posse institucional

A nova diretoria do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) tomou posse no dia 1/3/24. A cerimônia de posse institucional reuniu lideranças da área tecnológica representantes de entidades e conselhos técnicos. Os(as) integrantes (titulares e suplentes) da Diretoria, do Conselho Fiscal e os(as) Representantes Sindicais junto à Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) tomaram posse em evento realizado em Bento Ferreira (Vitória).

Eleitos para o triênio 2024-2026, a nova gestão será presidida pelo engenheiro civil e de segurança do trabalho, Luis Fernando Fiorotti Mathias, que inicia seu terceiro mandato como presidente do Senge-ES, após presidir a instituição em dois mandatos entre 1999 e 2005. Fiorotti também presidiu o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), sendo eleito para dois mandatos (2006-2011). Também foi presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares e Subsecretário de Serviços da Prefeitura Municipal de Vitória.

Em seu discurso de posse, o presidente reafirmou o compromisso com a luta pelas bandeiras sindicais históricas, como a valorização profissional. Também destacou a importância da inclusão das mulheres e defensores dos direitos humanos e ambientais visando efetivar uma gestão democrática e participativa. “O Senge-ES será uma voz ativa na defesa da inclusão e do desenvolvimento sustentável, promovendo mecanismo rumo a uma sociedade mais justa, fraterna, solidária e equitativa para todos”, disse.

Protocolo de intenções

A cerimônia também foi marcada pela assinatura de protocolo de intenção entre o Senge-ES e o Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (Ibec). O acordo efetivado prevê vantagens especiais em cursos, palestras e seminários para engenheiros e engenheiras, bem como desenvolvimento de projetos cooperativos e programas de incentivo à capacitação e valorização profissional, a elaboração de um estudo minucioso de recuperação salarial dos profissionais engenheiros e ainda a formulação de uma tabela de honorários.

“O Senge-ES está de portas abertas para novas parcerias e vocacionado para ações que contribuam para que engenheiros e engenheiras exerçam sua profissão em plenitude e vivam melhor. Esse convenio assinado é um salto de qualidade”, avalia Luis Fiorotti.

Palestra técnica

Uma palestra técnica marcou a abertura do evento. O autor de livros sobre Engenharia de Custos com mais de 40 anos de experiência em docência e Engenharia consultiva e de construção e presidente do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (Ibec), Engenheiro Civil Paulo Roberto Vilela Dias, abordou o tema “A Engenharia de Custos como Fator indutor de empregos e o Sistema Confea Crea Mútua”.

Simone Baía, Jorge Silva, Edson Wilson, Felipe Bastos e José Maria Cola

As Federações, Conselho Técnico e Entidades de Classe parceiras se fizeram presentes. A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) foi representada pela engenheira química e Diretoria da Mulher da Fisenge, Simone Baía. Também presentes o Sinergia-ES, Edson Wilson; Diretor Geral da Mútua-ES, engenheiro ambiental Felipe Bastos; o presidente da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE), engenheiro civil José Maria Cola dos Santos; o Superintendente Regional do Trabalho, Alcimar Candeias; e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), engenheiro agrônomo Jorge Silva. Clique aqui e confira fotos do evento!

Renovação

A nova diretoria tomou posse administrativa no dia 15 de dezembro (na sede do Senge-ES), ato que se complementou com a cerimônia institucional realizada no dia 1º de março. O quadro da diretoria teve renovação de nomes, incluindo engenheiros e engenheiras de diferentes gerações.
Clique aqui e confira lista completa dos eleitos.