Abril Verde: Engenharia de Saúde e Segurança do Trabalho no combate ao Covid-19

Muitos campos da engenharia estão na linha de frente. São profissionais que exercem, por exemplo, papel fundamental na produção de respiradores, controle químico de qualidade, abastecimento e produção de alimentos seguros e na construção de hospitais de campanha. Mais do que nunca, estes profissionais precisam de ambientes em que sejam sistematizadas práticas de trabalho seguro empresas que sigam as indicações das autoridades de saúde.

Neste sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um documento sobre como prevenir o coronavírus e outras infecções (Covid-19) no ambiente de trabalho. CLIQUE AQUI e acesse a cartilha na íntegra.

Luta histórica em defesa da saúde e segurança no trabalho

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) historicamente defende ações que garantam a saúde e segurança no trabalho. Para tanto, atua pelo cumprimento das normas de proteção aos trabalhadores.

“Lutamos por condições laborais adequadas e a prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho. Neste momento, a atenção se volta para o combate do Covid-19. Novos padrões de segurança laboral devem ser adotados por profissionais e empresas”, explica o presidente do Senge-ES, engenheiro eletricista Ary Medina Sobrinho. “Além disso, defendemos legislações que garantam cobertura previdenciária aos trabalhadores que precisarem se afastar momentaneamente de seus postos”, complementa.

Novos desafios para os Engenheiros de Segurança

Os engenheiros de segurança do trabalho têm papel estratégico no controle da pandemia. São profissionais preparados para atuar na elaboração e implementação de planos de contingenciamento e capacitação em empresas que realizam serviços essenciais.

“Em face da pandemia do Covid-19, empresas e governos terão papel importantíssimo na conscientização e prevenção. Através de seus profissionais na área da engenharia de segurança do trabalho, terão que  prescrever equipamentos de prevenção individual, equipamentos de proteção coletiva com vistas a combater esse mal que assola toda sociedade”, afirma o diretor de comunicação do Senge-ES, engenheiro civil e engenheiro de segurança do trabalho Luis Fernando Fiorotti Mathias.

CLIQUE AQUI e consulte cartilha com orientações de Engenharia de Segurança do Trabalho contra o novo coronavírus.

Fortalecimento e manutenção da Câmara Especializada

Sempre tendo como norte a garantia de um ambiente seguro e adequado para os profissionais agrimensores(as), agrônomos(as), engenheiros(as) de todas as modalidades, engenheiros(as) de segurança do trabalho, geógrafos(as), geólogos(as) e meteorologistas, o Senge-ES atua pelo fortalecimento das Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho (CEEST), órgão do Crea-ES onde são debatidos temas relacionados ao  exercício profissional nesta área, bem como elaboradas normas de fiscalização e definições sobre cursos e registros profissionais.

“A Segurança do Trabalho é área fim que tem objetivo de garantia do risco ocupacional, que pode advir de agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos”, explica o engenheiro químico e engenheiro de segurança do trabalho Edgar Alexandre Reis de Lima, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho no Espírito Santo. “O Crea-ES, que é um dos poucos Estados com Câmaras ‘puras’ de Segurança do Trabalho. Quanto mais câmaras ‘puras’, mais é possível debater temas desse campo estratégico”, complementa.

Atualmente apenas 11 dos 26 Estados brasileiros possuem uma Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho (CEEST) que trata exclusivamente desta área, o restante trata da questão em colegiados mistos.

Fale conosco
A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros(Fisenge) lançou canal para responder dúvidas e atender denúncias trabalhistas de profissionais da engenharia. Toda e qualquer tentativa de alteração contratual, violações trabalhistas e outras perguntas devem ser encaminhadas para juridico@fisenge.org.br. O Senge-ES também mantém ativo canal de comunicação com os profissionais pelo e-mail senge-es@senge-es.org.br

CLIQUE AQUI e conheça os principais direitos trabalhistas para garantir a saúde e a segurança no trabalho.

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho