Engenheiros e engenheiras capixabas se reuniram no dia 18/6 no 14º Congresso Estadual do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Consenge-ES). O encontro regional é o maior fórum sindical de debate de engenheiros e engenheiras de todas as modalidades e profissionais das geociências no Espírito Santo, sendo preparatório para o 14º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge).
A programação on-line incluiu palestras e debates que nortearam duas pautas centrais. O tema “Desenvolvimento e Soberania” foi aprofundado pela palestra do Conselheiro Corregedor do Tribunal Contas do TCES, o Bacharel em Direito/MSc e Engenheiro Mecânico Domingos Augusto Taufner. Já o Superintendente do Trabalho do ES, Alcimar Candeias, foi responsável pela palestra intitulada “Fortalecimento Sindical e Valorização da Negociação Coletiva”.
Propostas para o Brasil
Após debate com os profissionais, foram elaboradas propostas que serão levadas ao 14º Consenge, que será realizado na cidade de Belo Horizonte (MG), entre os dias 26 e 29 de agosto de 2026 reunindo engenheiros e engenheiras de todo o Brasil para debater o futuro da profissão, a valorização da negociação coletiva e os rumos do movimento sindical.
“Nosso encontro estadual (Consenge-ES) é um momento rico onde aprofundamos propostas que serão levadas para o debate nacional com foco em direcionar nossas lutas no próximo triênio”, avalia o presidente do Senge-ES, Engenheiro Civil e Segurança do Trabalho, Luis Fiorotti.







