Simone Baía, integrante da diretoria do Senge-ES, recebe prêmio Carmen Portinho

A Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas do Estado do Rio de Janeiro (ABEA-RJ) lançou, na sexta-feira (04/08), o Prêmio Carmen Portinho, em homenagem à engenheira civil e Patrona do Urbanismo no Brasil. No evento, foram premiadas 20 mulheres que fazem a diferença para o avanço da sociedade e para o reconhecimento do valor da mulher na área profissional, social e política. A premiação ocorreu no Clube de Engenharia.

Uma das premiadas foi a engenheira química, diretora do Semge-ES e ex-diretora da mulher da Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Simone Baía. Na ocasião ela destacou que “receber o Prêmio Carmen Portinho é uma honra. Carmen foi uma mulher revolucionária em vários sentidos, que lutou pelo reconhecimento profissional das engenheiras, pelo voto das mulheres e por uma engenharia humanizada”, contou. Simone ainda afirmou que a premiação é a consagração de um projeto coletivo, construído em conjunto com as mulheres da Fisenge, do Senge-ES e de todos os fóruns de luta que participou. “Este é um prêmio dedicado a todas as pessoas que apoiam a luta das mulheres. Agradeço minha família, especialmente minha filha que sempre esteve comigo participando, apoiando e compreendendo essa luta coletiva, que também é para ela. Muito obrigada a quem luta ombro a ombro comigo, pois como disseram tão importante quanto a luta é quem está ao seu lado”, conclui Simone que é uma das idealizadoras dos quadrinhos da Engenheira Eugênia e foi coordenadora do Coletivo de Mulheres da Fisenge.