Senge-ES apoia congresso on-line sobre geração e consumo sustentável de água e energia!

Em pauta soluções aumento na disponibilidade de água e na produção e distribuição de energia. Faça sua inscrição e saiba mais sobre a programação de palestras, minicursos e envio de trabalhos científicos em http://bit.ly/congressoaguaenergia

O Congresso

O Aquaenergy é um importante evento técnico-cientifico nacional de inovação tecnológica e atualização sobre diferentes assuntos ligados aos setores água e energia. Assim, pretende-se apresentar e discutir os principais desafios e soluções do setor, bem como difundir os avanços tecnológicos e científicos nas áreas de geração e consumo sustentável desses insumos. O evento é uma promoção e realização do Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro) e do Instituto de Engenharia e Agronomia (IEA).

Contexto

A água e a energia constituem-se nos principais insumos da vida humana, animal e vegetal e são fatores essenciais para a produção agrícola e industrial. A atividade agrícola, especialmente por meio da irrigação, usa 70% da água e 5% da energia elétrica. O setor industrial consome 22% da água e 40% de energia e as atividades domésticas consomem 8% da água e 28% de energia.

A demanda por esses insumos (água e energia) tem crescido exponencialmente ao longo do tempo, em função do aumento da população e a consequente demanda por alimentos. Além disso, o incremento no uso de equipamentos eletroeletrônicos e, em especial, o desenvolvimento tecnológico dos setores produtivos da indústria e da agricultura, que diversificaram sua matriz tecnológica, requisitando um consumo cada vez maior desses insumos e de matéria prima.

No entanto, não houve uma correspondente evolução estrutural para o aumento na disponibilidade de água e na produção e distribuição de energia, o que tem provocado obstáculos e até colapso no crescimento do setor produtivo, levanto ao mesmo tempo desabastecimento da população.

O Aquaenergy pretende-se mostrar e discutir os principais desafios e soluções do setor, bem como difundir os avanços tecnológicos e científicos nas áreas de geração e consumo sustentável da água e energia.