Participe da palestra gratuita “A Energia Solar Fotovoltaica no Espírito Santo” e saiba das oportunidades desse mercado em franca ascensão no Estado. O evento será realizado no dia 27/6, às 19h, no IFES de Linhares – Av. Filogônio Peixoto, 2220 – Bairro Aviso.
CLIQUE AQUI e faça sua inscrição!
Mercado
Em 2013 havia apenas duas unidades de microgeração no Espírito Santo. Nos últimos cinco anos as instalações de energia solar cresceram 25.700% no Estado. Atualmente, em um universo de 1,7 milhões de produtores de energia, o Estado possui 771 imóveis residenciais, comerciais e industriais que geram energia solar por meio do sistema integrado à rede da EDP, a chamada microgeração distribuída – juntos esse imóveis geram 3.793 KW por mês.
A necessidade de uma política estadual para incentivar a microgeração de energia solar fotovoltaica deu um importante passo neste ano. Desde março o Estado aderiu ao convênio 16/2015, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que permite isenção do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) para os produtores de energia fotovoltaica. Em suma, agora os capixabas não pagam impostos sobre uma energia que produzem em suas próprias casas, o que aumenta ainda mais as vantagens de aderir a microgeração de energia.
Instrutor
Pedro Pacheco Bacheti, é engenheiro e empresário com perfil empreendedor, cuja formação acadêmica foi em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal do Espírito Santo, especialização em Projeto Controle e Execução de obras em Engenharia Elétrica e em Gestão de Projetos pelo Instituto de Pós Graduação – IPOG, trabalhou no desenvolvimento de soluções em automação pela ZARUC Tecnologia, ministrou aulas para a UNIEST no curso de Engenharia Elétrica, ministrou aulas para a MULTIVIX unidade da Serra no curso de Engenharia de Controle e Automação e na unidade São Mateus para o curso de Pós Graduação em Engenharia da Manutenção, ministrou aulas para o MASTER no curso de Eletrotécnica, ministrou aulas para o IFES campus São Mateus no curso de Eletrotécnica. Foi idealizador e coordenador adjunto do Projeto de Extensão Instalações Elétricas Seguras no IFES. Fundou o PRÓ ENERGIA SOLAR ES, grupo que fomenta o setor fotovoltaico no estado e tem como missão tornar o Espírito Santo referência nacional nesta tecnologia. Hoje atua como diretor executivo da ESP Engenharia LTDA (www.engenharia.esp.br) empresa que fundou em janeiro de 2016 e que fornece soluções turn key de eficiência energética, geração sustentável e projetos elétricos personalizados com perfil industrial, comercial e residencial.