O filme “Privatizações: a distopia do capital” foi selecionado para ser apresentado na 11ª edição do festival Brésil en Mouvements (Brasil em Movimento), na França. Organizado pela Associação Autres Brésils, o festival promove projeções de documentários, debates, encontros com cineastas sobre questões sociais e ambientais no Brasil.
O novo presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Clovis Nascimento, chegou a vir ao Espírito Santo em novembro de 2014 para o lançamento do filme apoiado pela Federação e pelo Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro (Senge-ES). O filme “Privatizações: a Distopia do Capital”, do cineasta Silvio Tendler, foi lançado durante a 11ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, na Ufes – Vitória, Campus Goiabeiras, no dia 14/10.
Dirigido por Silvio Tendler e realizado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), com o apoio da CUT Nacional, o documentário aborda o processo de privatização no Brasil sob a ótica de intelectuais, políticos e educadores; a venda de ativos públicos ao setor privado e o ônus decorrente das políticas de desestatização.
O filme promove o debate em todas as regiões do país como forma de avançar “na construção da consciência política e denunciar as verdades que se escondem por trás dos discursos hegemônicos”, afirma Silvio Tendler.
Acesse: www.facebook.com/privatizacoes
Veja o vídeo abaixo: