CCT SINAENCO: empregados recusam proposta e sindicatos buscam mediação da Secretaria do Trabalho

Nova reunião visando Convenção Coletivo de Trabalho 2020/2021 dos empregados(as) das Empresas de Engenharia Consultiva (Sinaenco-ES) foi realizada no dia 23 de fevereiro de 2021 de forma virtual. Além do Sinaenco, participaram do encontro integrantes do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES), Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio no Estado do Espírito Santo (Sintec-ES) e Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Espírito Santo (Sintest-ES) que, na ocasião, informaram que os empregados, em Assembleia Virtual realizada no dia 17 de fevereiro, rejeitaram proposta apresentada pelo Sindicato Patronal.

A proposta rejeitada previa a correção dos salários praticados em abril de 2020 a partir de janeiro de 2021 pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2,46%, sem retroatividade a maio de 2020 e sem incidência nas demais cláusulas econômicas e sociais.

Os sindicatos informaram ainda que os trabalhadores mantêm a proposta apresentada anteriormente que prevê que o índice proposto nos salários e demais cláusulas econômicas e sociais tenha incidência retroativa a maio de 2020.

Sindicatos buscam Secretaria de Trabalho

Tendo em vista protelação para fechamento da Convenção 2020/2021, que se arrasta desde o início do ano passado, e diante da necessidade de início das Assembleias visando a CCT 2021/2022, Senge-ES, Sintec-ES, Sintest-ES informam que continuam abertos para negociações, porém, buscarão mediação do Ministério da Economia por meio da Secretaria de Trabalho.

“Vamos nos manter mobilizados para alcance dos objetivos, na defesa dos direitos dos nossos trabalhadores. O Sindicato é a garantia dos direitos dos trabalhadores”, disse o diretor de Negociação Coletiva do Senge-ES, engenheiro eletricista Henrique Germano Zimmer.