Abril Verde: pela saúde e segurança no trabalho

O Abril Verde é o mês da conscientização sobre a importância da segurança no trabalho. De acordo com o Ministério Público do Trabalho, o Espírito Santo registrou um acidente de trabalho a cada 45 minutos entre 2012 e 2017. Nesse período, 462 profissionais morreram em serviço.

Segundo os dados apurados pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho, no período de 2012 e 2017, foram registrados no Espírito Santo 21.499 auxílios-doença por acidente do trabalho. Além disso, as últimas estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), informam um total de 2,78 milhões de mortes anuais.

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo apóia e luta pela redução de acidentes de trabalho. O envolvimento da sociedade, empresas, associações e órgãos públicos, são fundamentais para prevenir e alertar sobre os problemas que eventualmente podem acontecer em um ambiente de trabalho.

História

O mês de Abril foi escolhido, pois no dia 28 de Abril de 1969 ocorreu uma explosão em uma mina nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores. Por esse motivo, o dia 28 deste mês foi escolhido como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Já a cor verde foi escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde.