12º Congresso Estadual do Senge-ES debate ação sindical, desenvolvimento sustentável e luta pela igualdade de gênero

Diante do quadro mundial de disseminação da Covid-19, pela primeira vez em suas doze edições o Congresso Estadual do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) foi realizado de forma virtual. O evento on-line reuniu profissionais de todo Estado no dia 24 de agosto de 2020.

Conforme Regimento Interno do 12º Consenge, na ocasião foram eleitos osdelegados(as) titulares e suplentes que irão representar o Espírito Santo na primeira etapa do 12º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge).A programação foi aberta por três mini-palestras que falaram sobre a história e atuação da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), bem como sobre a luta pelos direitos trabalhistas, sociais, questões de gênero e desenvolvimento inclusivo e sustentável.

O presidente do Senge-ES, engenheiro eletricista Ary Medina, destaca a importância de manter a realização domaior fórum sindical da categoria no Espírito Santo. “Implementamos solução tecnológica  que permite a realização de reuniões, assembléias e eleições virtuais. Isso garantiu que nosso Congresso Estadual fosse realizado com segurança e participação democrática dos profissionais”, disse. Os trabalhos do Congresso foram conduzidos pelos engenheiros Luis Fernando Fiorotti Mathias (presidente), Marconi Pereira Fardin (1º secretário) e pela engenheira Elaine Matiello Oliveira (2º secretário).

Em defesa dos direitos das mulheres

A diretora da Mulher da Fisenge, engenheira química Simone Baia abriu a programação de mini-palestras do Congresso Estadual. Diretora da Mulher da Fisenge, fez um panorama da conquista do espaço e dos desafios enfrentados pelas mulheres nas entidades de classe, mercado de trabalho e sociedade. “Avançamos muito nas questões sociais com a criação do Coletivo de Mulheres da Fisenge e Diretoria da Mulher”, explicou a engenheira.

Simone falou das ações sindicais em prol da luta das mulheres trabalhadoras, além de destacar uma experiência inovadora que impulsionou a visibilidade dos direitos das mulheres e protagonismo feminino na categoria sindical.“Com os quadrinhos da Engenheira Eugênia, buscamos um novo instrumento de comunicação sindical”, disse fazendo referência ao projeto de história em quadrinhos que retrata temas de direitos trabalhistas, sociais e questões de gênero.

União de forças

O Gerente Administrativo da Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, engenheiro eletricista Silvio Ramos, fez a segunda mini-palestra do Congresso Estadual. Em sua fala, reforçou a necessidade de união dos trabalhadores contra agenda de retirada de direitos e de ataque à engenharia nacional, bem como destacou o papel das ciências tecnológicas no desenvolvimento sustentável e para uma sociedade mais solidária.

“Não podemos esquecer o compromisso da luta sindical com a solidariedade”, destacou. “O momento é de união. Precisamos estar juntos para estabelecer diretrizes e estratégias de enfrentamento das mazelas da atual desconstrução da indústria e da engenharia nacional”, complementou.

Soluções para novos tempos

O diretor financeiro da Fisenge, engenheiro eletricista Roberto Freire, encerrou a serie de mini-palestras com um panorama da construção histórica do sindicalismo com ênfase na trajetória dos trabalhadores da área tecnológica. Em sua fala, frisou a importância de soluções que utilizem as vocações nacionais para o desenvolvimento inclusivo e sustentável.

“A engenharia fornece soluções para sociedade, mas não só para alguns. Nunca resolvemos concretamente, por exemplo, a questão do saneamento e da habitação. Precisamos encontrar soluções que promovam um desenvolvimento econômico capaz de gerar qualidade de vida e desenvolvimento social”, disse.

Delegados eleitos

No 12º Congresso Estadual do Senge-ESforam escolhidos delegados que irão representar o Espírito Santo na etapa virtual do 12º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), que será realizada no dia 12 de setembro para eleição da nova Diretoria e Conselho Fiscal da Fisenge. A segunda etapa do Consenge está prevista para ocorrer em junho de 2021, de forma presencial, com o tema central “A engenharia, o sindicalismo, a democracia e a soberania nacional”.

O Senge-ES terá um total 15 delegados (10 titulares e 5 são suplentes) no Consenge. A escolha dos representantes capixabas foi feita por meio de sistema informatizado de votação. Confira abaixo lista completa dos eleitos.

DELEGADOS NATOS

– Presidente do Senge-ES – Eng. Eletric. Ary Medina Sobrinho,

– Diretora daMulher da Fisenge – Enga. Quim. Simone Baía Pereira Gomes,

– Membro do Conselho Fiscal da Fisenge – Eng. Mec. Adelar Castiglioni Cazzaroto,