A Organização das Nações Unidas (ONU) promove a campanha #ElesPorElas, versão brasileira de “HeForShe”, movimento mundial em favor da igualdade de gênero. A campanha é um esforço global para envolver homens e mulheres na luta pela equidade de direitos e oportunidades, independentemente de gênero. A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) – por meio de sua Diretoria da Mulher – promove desde 24/8 ampla agenda de visibilidade do #ElesPorElas. As ações incluem peças para redes sociais e fotos de engenheiros que apoiam a causa. Os sindicatos de engenheiros de todo o país aderiram ao movimento. O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) participa dessa iniciativa (veja fotos abaixo).
De setembro a dezembro de 2014, o movimento ElesPorElas (HeForShe) foi assunto de mais de 1,2 bilhões de conversas em mídias sociais, atingindo todos os cantos do globo. O objetivo é ambicioso: garantir o compromisso de 1 bilhão de homens de apoiar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.
“Um dos caminhos para renovação sindical passa justamente pela inclusão das mulheres em todos os campos da profissão. A questão de gênero deve ser trabalhada nos Acordos Coletivos, bem como em eventos promovidos para amadurecer o espírito de igualdade tão necessário à realidade do mundo do trabalho. São os primeiros passos rumo à renovação dos quadros e das ideias de uma engenharia que deve ser plural e moderna como seu tempo”, disse o engenheiro eletricista Ary Medina, presidente do Senge-ES.
De acordo com a diretora da mulher da Fisenge, Simone Baía a campanha representa um importante espaço público participativo. “Ao defendermos a igualdade de gênero estamos defendendo uma sociedade igualitária, fraterna e solidária. Nós, mulheres, passamos por inúmeras violências simbólicas como piadas e comentários machistas nos locais de trabalho e nas ruas. O combate ao machismo deve ser uma prática cotidiana de homens e mulheres, afinal essa é uma disputa de modelo de sociedade”, afirmou Simone.
As pessoas que aderem ao movimento participam de ações on-line, usando, po exemplo, tecnologia de telefones móveis. A ideia é compartilhar essas ideias para inspirar outras pessoas e impulsionar os marcos legais, sociais e trabalhistas necessários para garantir a igualdade de gênero.
Veja fotos das mensagens deixadas pelos diretores e diretoras do Senge-ES
O Movimento ElesPorElas (HeForShe)
Criado pela ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, o movimento ElesPorElas (HeForShe) é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, e ajudar homens e mulheres a modelarem juntos uma nova sociedade.
O alcance da igualdade de gênero requer uma abordagem inclusiva, que reconheça o papel fundamental de homens e meninos como parceiros dos direitos das mulheres e detentores de necessidades próprias baseadas na obtenção deste equilíbrio. O movimento ElesPorElas (HeForShe) convoca homens e meninos como parceiros igualitários na elaboração e implementação de uma visão comum da igualdade de gênero que beneficiará toda a humanidade.
Desde seu lançamento nas Nações Unidas, em 20 de setembro de 2014, pela Diretora Executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka; pelo Presidente da 69a sessão da Assembleia Geral da ONU, Sua Excelência Sam Kutesa Kahamba; pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon; e pela Embaixadora Global da Boa Vontade da ONU Mulheres, Emma Watson, centenas de milhares de homens de todo o mundo, incluindo Chefes de Estado, CEOs e celebridades globais de todas as esferas assumiram um compromisso com a igualdade de gênero.
Objetivo
O movimento ElesPorElas (HeForShe) tem como objetivo engajar homens e meninos para novas relações de gênero sem atitudes e comportamentos machistas. Para a ONU Mulheres, a voz dos homens é poderosa para difundir para o mundo inteiro que a igualdade para todas as mulheres e meninas é uma causa de toda a humanidade.
Nesse sentido, ElesPorElas quer ampliar o diálogo sobre os direitos das mulheres e acelerar os progressos para alcançar a igualdade de gênero. Isto será obtido através de uma reformulação da igualdade de gênero, fazendo que esta deixe de ser uma questão das mulheres para se tornar uma questão que exige a participação de homens e mulheres, beneficiando toda a sociedade nos âmbitos social, político e econômico.
Estratégia global – O movimento ElesPorElas está organizado nos seguintes princípios
Atenção: educação, sensibilização e conscientização
Homens se identifiquem com as questões da igualdade de gênero, reconhecendo o papel fundamental que eles podem desempenhar para acabar com a desigualdade enfrentada por mulheres e meninas em todo o mundo, em suas próprias vidas e também em níveis mais estruturais em suas comunidades.
Argumentação: impacto através de políticas e planejamento
Apoia a agenda de políticas e planejamento da ONU Mulheres, envolvendo homens e meninos na realização de seus objetivos estratégicos: Empoderamento Econômico das Mulheres; Fim da Violência Contra as Mulheres; Governança e Liderança; e Paz e Segurança.
Ação: captação de recursos e outras ações
Diretrizes de implementação abrangentes, possibilitando a mobilização social de indivíduos, governos, ONGs, agências das Nações Unidas, universidades e empresas. O programa-piloto “Impacto 10x10x10″ é uma proposta para o envolvimento de governos, empresas e universidade.
Fontes: Fisenge/ONU