Engenharia pelo futuro do Planeta

“Cada engenheiro e engenheira deve se preparar e ter consciência da importância de sua profissão no desenvolvimento sustentável”, disse o presidente do Senge-ES, Luis Fiorotti

Junho é o mês do Meio Ambiente, por isso reunimos algumas ações de engenharia na construção de um futuro mais sustentável. Cada engenheiro e engenheira é protagonista na transição para uma economia de baixo carbono de forma inclusiva e que promova o equilíbrio do desenvolvimento econômico, social e ambiental.

O setor tecnológico do Espírito Santo está no cerne desse desafio, tendo seus parques industriais passado por transições de redução de insumos, implementação de sistemas de reaproveitamento e redução de emissões. Nesse contexto, a pauta ambiental nunca esteve tão presente na vida dos engenheiros e no afazer da engenharia.

“Empresas, indústrias e profissionais passam por uma transição para uma economia de baixo carbono, a engenharia é fundamental nesse processo. Faz parte da nossa responsabilidade contribuir para os modelos de negócio na economia de baixo carbono. Cada engenheiro e engenheira deve se preparar e ter consciência da importância de sua profissão no desenvolvimento sustentável”, disse o presidente do Senge-ES, engenheiro civil e de segurança do trabalho Luis Fiorotti, que também é Coordenador em Exercício da Comissão Permanente de Meio Ambiente do Crea-ES  (CPMA).

Cada etapa e processo que envolve a engenharia pode incorporar métodos, soluções e materiais mais sustentáveis. Reunimos abaixo cinco movimentos mundiais pela preservação que colocam os engenheiros no centro da pauta do meio ambiente e das soluções voltadas à sustentabilidade e à preservação dos recursos naturais.

Reflorestamento

O Espírito Santo apresenta mais de 393 mil hectares de áreas degradadas. Empresas buscam novas formas de diminuir seus impactos e o uso dos recursos naturais, os engenheiros são essenciais no planejamento e execução desse processo de recuperação de áreas degradadas visando créditos de carbono. O reflorestamento também é uma boa oportunidade da engenharia ambiental, que tem cada vez mais importância em um contexto de busca pela sustentabilidade.

Construções sustentáveis

Todo o ciclo de vida de um projeto ou empreendimento pode ser repensado sob esse viés da preservação ambiental que o tornem mais eficiente, racional e sustentável. Essas intervenções de engenharia trazem benefícios para toda a sociedade, além de valorizar o próprio empreendimento ou projeto.

Busque meios de produção mais sustentável e menos agressivo ao meio ambiente. Faça o compromisso de reduzir as emissões de gás carbônico, a geração de lixo e o consumo de água, papel e energia em suas obras, bem como na rotina do escritório.

Energia limpa

A descarbonização de processos industriais e meios de transporte alavanca as formas limpas de energia. Essa transição energética consiste na migração do uso de matrizes energéticas poluentes, que utilizam combustíveis à base de gás, carvão e petróleo, para as fontes de energia renováveis, capazes de gerar energia utilizando recursos como água, vento, sol e biomassa.

Gestão da água

Água e engenharia estão conectados pela geração de energia, navegação, transporte de substâncias, solventes, resfriamento de máquinas, hidráulica de equipamentos, sistemas de revezamento, dessalinização, despoluição, saneamento básico e reaproveitamento. Dados da Agência Nacional das Águas (ANA) mostram que a demanda por uso de água no Brasil deve aumentar em 30% até 2030. Pesquisadores, empresas e órgãos públicos buscam soluções para evitar o desperdício, todas essas ações passam pela engenharia.