O curso de Projetista de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Redefoi realizado em Vitória entre 18 e 20 de agosto. Não é por acaso que todas as vagas foram preenchidas. O mercado solar está em ascensão no Brasil e no Espírito Santo, que acaba de criar linhas de crédito para aquisição de painéis solares.
A programação incluiu visita técnica ao primeiro sistema de microgeração distribuída do Estado na manhã desta quarta-feira (19). A iniciativa do evento é do Sindicato dos Engenheiros do Espírito Santo (Senge-ES) em parceria com o Conselho Regional de Agronomia e Engenharia do Espírito Santo (Crea-ES), que sedia os três dias de duração do curso.
Mercado em expansão
A conta de luz aumentou no Espírito Santo no começo do mês. Com o novo reajuste, o acumulado do ano já soma 28,7%, em média. O peso no bolso tem feito muita gente começar a se interessar por fontes alternativas de energia. Os painéis solares e a microgeração distribuída tem mudado o conceito de consumir energia, além de reduzir as contas de luz até pela metade. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que ate 2024 os telhados brasileiros p produzir mais energia que as usinas de Angra 1 e 2 juntas.
O mercado em expansão no Estado é corroborado pela recente adesão do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) a linhas de crédito de energias alternativas. O sistema de placas fotovoltaicas pode, inclusive, amenizar custos de pólos fabris capixabas, como a indústria do mármore e granito, historicamente grande consumidora de energia em seu processo industrial.