Neste Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama (19 de outubro), o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo reforça sua luta pela conscientização e prevenção sobre essa doença por meio Outubro Rosa. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 900 novos casos de câncer de mama este ano no Espírito Santo, trata-se do mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.
“A luta contra o câncer de mama é de todos nós! A campanha Outubro Rosa é fundamental para prevenção e o diagnóstico precoce da doença!”, disse o presidente do Senge-ES, engenheiro civil e de segurança do trabalho Luis Fiorotti.
“É importante que as mulheres conheçam os sinais e sintomas do câncer de mama e procurem um médico imediatamente se notar alguma alteração”, complementou a Coordenadora do Programa Senge-ES Mulher, engenheira civil Lucia Vilarinho.
Prevenção é o caminho
Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é de cura relativamente bom. Confira abaixo cinco hábitos são fundamentais para prevenir o câncer de mama.
1 – Praticar atividade física
Ela equilibra os níveis hormonais, melhora a defesa do corpo e ajuda na manutenção do peso adequado, fatores que influenciam diretamente na prevenção do câncer de mama.
2 – Alimentação saudável
O excesso de peso gera alterações hormonais que podem provocar mutações nas células ou crescimento de células já alteradas. Portanto, manter o peso adequado é fundamental para prevenir que isso aconteça.
3 – Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
Evitar a ingestão de todos os tipos de bebidas alcoólicas favorece a prevenção não só do câncer de mama, mas de inúmeros outros.
4 – Não fumar e evitar o tabagismo passivo
O cigarro e outros produtores de fumaça (narguilé, charuto, cigarrilha, entre outros)
Evitar fumar ou ficar perto de pessoas que fumam são medidas importantes que podem contribuir para a prevenção.
5 – Realizar mamografia
Além de prevenção, é fundamental falarmos de detecção precoce. É imprescindível que as mulheres a partir dos 40 anos realizem anualmente a mamografia, exame mais eficaz para o diagnóstico precoce (essa orientação deve vir da equipe médica).