Profissionais se reuniram na quinta-feira (5) na palestra gratuita “O papel do petróleo, da eletricidade e dos minerais no desenvolvimento nacional”. O evento teve o apoio do Senge-ES e foi realizado no auditório do Crea-ES –Enseada do Suá, Vitória-ES. Objetivo foi mostrar a importância da defesa de um país como o Brasil para a sua soberania e desenvolvimento econômico.
Na ocasião, o economista Claudio da Costa Oliveira fez um panorama atual sobre os meios de produção, comunicação e gestão dos recursos naturais. “O petróleo, eletricidade e minério fazem parte da história do Brasil, são recursos naturais estratégicos. Muitos engenheiros se formaram e atuaram por meio dessa cadeia. Esses recursos ainda podem levar o Brasil a um novo patamar desenvolvimento, desde que sejam bem conduzidos”, disse o palestrante.
Para o vice-presidente da ACEE e diretor de formação do Senge-ES, Rogério Ramos, a atuação sindical em prol da formação é missão da entidade. ““O Senge-ES tem missão de fortalecer categoria dos profissionais. Estamos debatendo e indo juntos atrás de soluções que tragam benefícios para toda sociedade”, reforçou.
O diretor suplente de negociações coletivas, engenheiro eletricista Paulo Bubach, representou o Senge-ES durante o período da Greve dos Petroleiros e destaca a importância dessa participação juntos aos trabalhadores.
“O Sindicato dos Petroleiros e Federação trabalharam no movimento. Mas a cadeia do petróleo emprega muitos engenheiros, geólogos e profissionais da área tecnológica. Neste sentido o Senge-ES esteve presente apoiando a busca de soluções para que a Petrobras possa atuar em benefício da população brasileira”, afirmou Bubach.
A palestra foi uma realização do Crea-ES e tem o apoio da Aepet-ES, Acgeo-ES e ACEE-ES.