Búzios será sede do 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), entre os dias 27 e 30 de agosto de 2014. O Congresso, organizado pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), em parceria com o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge/RJ), é o mais importante fórum de debate da categoria, com repercussão em todos os estados.
Com o tema “Um projeto de nação para o Brasil”, o 10º Consenge debaterá dois eixos centrais: “O papel do Estado brasileiro no desenvolvimento nacional” e “O papel do movimento sindical frente às modificações do mundo do trabalho.” Esta é a segunda edição realizada no Rio de Janeiro. A primeira aconteceu na consolidação da Fisenge durante o 2º Consenge, em 1993.
A expectativa é de que cerca de 300 engenheiros participem como delegados, representando mais de 30 mil profissionais de sindicatos de todo o país. “Iremos debater o papel do Estado Brasileiro no desenvolvimento nacional e entendemos o Estado como elemento estruturante e indutor de desenvolvimento. Também é preciso atentar para os setores agrícola e agrário, considerando a enorme desigualdade e concentração fundiária no Brasil”, afirmou o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt.
Sobre o Consenge:
O Congresso debate e traça metas de atuação em defesa da engenharia nacional e de uma nova matriz de desenvolvimento econômico para o Brasil, pautada pela distribuição de renda e justiça social. Realizado de três em três anos, o Consenge é o mais importante fórum de debate da categoria, com repercussão em todos os estados e, também, nos fóruns regionais e internacionais dos quais a Fisenge participa, orientando o papel da federação nos temas sociais de interesse nacional. Será lançado na próxima quinta-feira, dia 26 de setembro, o 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) irá comemorar seus 20 anos de fundação.