Tecnologia em foco

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) marcou presença na maior feira industrial do Espírito Santo e uma das maiores do Brasil. A Mec Show reuniu empresas e profissionais dos setores de mineração, siderurgia, celulose, petróleo e gás e naval. O evento foi realizado de 6 a 8 de agosto no Pavilhão de Carapina (Serra).

O presidente do Senge-ES, engenheiro civil e de segurança do trabalho Luis Fiorotti, participou da abertura e da programação técnica da Feira, que abordou as transformações do setor e as tendências para os próximos anos.

“Continuaremos apoiando cursos e iniciativas que capacitem os engenheiros e engenheiras na sua atualização profissional, fundamental para o desenvolvimento pessoal e de carreira. Nosso foco é contribuir na formação de profissionais 4.0 preparados para um mundo 4.0”, disse Fiorotti.

O presidente do Senge-ES, Luis Fiorotti, ao lado dos engenheiros mecânicos coordenadores das Câmaras Especializadas de Engenharia Mecânica do Crea-ES e Crea-AL, respectivamente Donaldo Fontes e João Ferro.

A visita do presidente na Mec Show incluiu o estande do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), bem como ao projeto Baja da Ufes, iniciativa onde alunos de engenharia constroem carros off-road.

Tecnologia em todo o lugar

A engenharia possui papel fundamental de vanguarda no desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas. A introdução de novas inovações como BIM (Building Information Modeling), drones, impressão 3D e realidade aumentada, está revolucionando a forma como os projetos de Engenharia são concebidos e executados.

Nesse contexto, a Mec Show apresentou os lançamentos, as inovações e as novas tecnologias do setor industrial e proporciona networking das grandes plantas industriais do Espírito Santo, que é o segundo estado mais industrializado do Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Tecnologia no Espírito Santo

Segundo o último Ranking de Competitividade por Estados, divulgado em agosto de 2023, o Espírito Santo está na 14ª posição no pilar de inovação, subindo 10 posições desde 2019. Já na mais recente edição do Índice FIEC, publicado pelo Observatório da Indústria em 2022, o estado aparece em 9° lugar.

O Espírito Santo tem como meta até 2030 ficar entre os cinco estados mais inovadores do Brasil, alcançar o número de mil startups em atividade e ter 20% de empresas baseadas em tecnologia e inovação entre as 200 maiores do Estado. O compromisso foi firmado pelo Governo junto com a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) – movimento que reúne mais de 20 entidades do setor produtivo, universidades, empresas privadas e instituições.