Workshop será ministrado por consultor em eficiência energética internacional

Compartilhe:

O alemão/brasileiro Hans Rauschmayer será o instrutor, ele é consultor em eficiência energética reconhecido internacionalmente.

O alemão/brasileiro Hans Rauschmayer será o instrutor do Workshop de “Desenvolvimento de projetos fotovoltaicos por meio de softwares” que será realizado pelo Senge-ES no próximo doa 05 de outubro. O especialista realiza palestras sobre a Energia Fotovoltaíca no Brasil e exterior, bem como ministrou aulas sobre energia solar para UFRJ e PUC-RJ, entre outros. Além de experiência internacional em parques solares, o consultor em eficiência energética é pioneiro na adesão ao sistema de microgeração distribuída utilizando energia fotovoltaica produzida em sua própria residência.

Hans é consultor do Sebrae/RJ de Eficiência Energética (especialização Energia Solar) e da GIZ, além de monitor da Sociedade do Sol desde 2006. É sócio-gerente da Solarize Serviços em Tecnologia Ambiental Ltda (www.solarize.com.br), empresa que existe desde 2003 e oferece cursos sobre energia solar térmica e fotovoltaica desde 2008. Seus trabalhos incluem parceiros como Odebrecht, Senai, Fiocruz, GIZ, Prefeitura, Caixa, Eletrobrás, Instituto Ideal e universidades como UFRJ, UFF, PUC-RJ. No Rio de Janeiro, a Solarize projetou e instalou o primeiro sistema fotovoltaico conectado na rede, e também recebeu o Selo Solar como primeira empresa do setor no Brasil.

Mini-Entrevista: Hans Rauschmayer

O alemão/brasileiro Hans Rauschmayer

Quais são os incentivos dados para que parques fotovoltaicos realmente se desenvolvam no Brasil?

As energias renováveis pagam menos taxas de transmissão. Além disso, o Banco Nacional do Desenvolvimento acabou de lançar linha de credito nesse sentido. Hoje os módulos e os inversores vêm de fora e os créditos do BNDES estão disponíveis para que essa tecnologia seja produzida aqui.

A energia solar tem outra vertente que é a geração distribuída. É possível abater 100% do meu consumo instalando placas fotovoltaicas em casa?

A ideia é gerar energia elétrica onde ela é consumida. É viável. O retorno do investimento vem depois de 10 anos. Mas o sistema dura entre 30 e 40 anos. Produzo dois quilowatts de potencia no telhado da minha casa.  Minha conta de energia caiu pela metade.

Compartilhe:

Você também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo! Bem vinda!

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) inaugura novas plataformas de comunicação com os engenheiros, agrônomos, geógrafos, geólogos, meteorologistas e afins. O site foi totalmente atualizado. Além disso, o Sindicato agora também está inserido nas redes sociais através do Facebook. O conteúdo pode ser acessado via computador e dispositivos móveis: tablet e celular (smartphone).

Acesse nosso novo site. Opine, interaja conosco nas redes sociais. Queremos estar próximos de você e do que é importante na sua trajetória profissional.

×