SENGE-ES tem ótima participação no Congresso Estadual dos Profissionais (CEP)

SENGE-ES tem ótima participação no Congresso Estadual dos Profissionais (CEP)

O CREA-ES promoveu nos dias 11 e 12 de junho, nas dependências do Hotel Senac, Em Vitória, o Sétimo Congresso Estadual de Profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, evento preparatório e de escolha de delegados para participar do Sétimo Congresso Nacional de Profissionais em Cuiabá, Mato Grosso, no mês de agosto, evento que será promovido pelo Confea.

O CREA-ES conseguiu com sucesso realizar cinco micro-congressos regionais (São Mateus, Linhares, Colatina, Cachoeiro e Vitória) e por fim o Congresso Estadual, que contou com grande participação e contribuições de diretores, conselheiros e filiados ao SENGE-ES.

A participação do SENGE-ES teve inicio no primeiro congresso micro-regional, realizado em São Mateus, para o qual o presidente Sebastião da Silveira foi convidado como palestrante, focando seu tema na valorização das entidades dentro do sistema profissional.

No Congresso Estadual o presidente Sebastião da Silveira fez a apresentação e defesa de uma tese sobre o assunto “Fortalecimento das Entidades dentro do Sistema”. Ao fim das discussões os presentes aprovaram por unanimidade a tese defendida pelo presidente Sebastião, que será encaminhada para o Confea e poderá ser escolhida para ser apresentada no Congresso Nacional.

Outras teses foram apresentadas por profissionais filiados ao SENGE-ES, sendo em sua maioria aprovadas para encaminhamento ao Confea. Entre os expositores destacaram-se o Engenheiro Paulo Bubach, que apresentou mais de 15 teses e o professor Aristóteles.

Ao final do evento foi realizada a eleição de delegados para o Congresso Nacional. Os profissionais que participaram como delegados votariam em três profissionais que detém mandato no sistema (Confea/Creas e Mútua) e outros seis que não detém mandato no sistema para representar e defender as propostas do CREA-ES no Congresso Nacional.

Após muitas discussões entre as entidades com seus respectivos presidentes chegou-se a um acordo para lançamento de números de candidatos, ficando o resultado satisfatório para todas as entidades: Para as três vagas com mandato foram escolhidos o Eng. Mecânico Geraldo Rossoni Sisquini, conselheiro representante do SENGE-ES; o Téc. em Eletrotécnica Portugal Sampaio Salles; o Eng. Politécnico Olavo Botelho de Almeida, diretor da Mútua e filiado ao SENGE-ES.

Para as seis vagas sem mandato foram nomeados o Eng. Paulo Bubach; o Eng. Orlando Zardo; o Eng. Marco Antonio; o Eng. Jose Adilson, o Técnico Aluizio Carnieli e o Eng. André Ribeiro, ficando mais seis profissionais como suplentes.

O presidente Sebastião da Silveira ficou bastante satisfeito com o congresso em todas as suas etapas, pois em todos os eventos sempre estiveram presentes profissionais filiados ao SENGE-ES, principalmente neste evento que reuniu mais de 110 profissionais da engenharia, arquitetura e agronomia, sendo mais de 60% destes membros do SENGE-ES. Sebastião disse ainda que acompanhará o desfecho das teses apresentadas e estando alguma do CREA-ES entre as selecionadas para o 7º CNP, convocará os delegados representantes do SENGE-ES e convidará os outros para planejar ações conjuntas de defesa no Congresso Nacional.

Sebastião aproveita a oportunidade para agradecer a participação de todos nos eventos do CEP e convida todos os diretores, conselheiros e filiados ao SENGE-ES para estarem presentes no II Fórum de Valorização Profissional, que acontece no dia 21/06 (segunda feira) a partir das 18:30 no auditório do CREA-ES. No evento serão apresentadas duas grandes palestras, com o Engenheiro Eudier Antonio da Silva (Restauração de rodovias com uso de micro concreto asfáltico modificado com polímero SBS) e Sonia Coelho de Oliveira (Gestão rumo a excelência).