Senge-ES promove seminário para discutir Assédio Moral na Engenharia na próxima segunda:

Dia 25 de novembro, no auditório do Crea-ES, de 18h30 às 21h, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) promoverá o Seminário sobre “A Legislação trabalhista aplicada às atividades de profissionais da Engenharia – um olhar sobre o assédio moral”. O objetivo é discutir os avanços da legislação trabalhista sob o enfoque do assédio moral e, principalmente, descrever quais são as principais práticas do assédio moral no campo do trabalho e como combatê-las. O evento conta com o apoio do Crea-ES, da Mútua e da Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros (Fisenge).

Para desenvolver o tema foram convidadas a procuradora federal Ivone Villanova, e a economista, psicóloga e diretora do Sindicato dos Bancários, Bernadete Martins. O evento está sob a coordenação do Senge, representado pelas engenheiras Simone Baía (modalidade Química) e Patrícia Brunow (modalidade Civil).

Uma das razões apontadas para a escolha da data pelas coordenadoras é que as mesmas pretendem marcar entre os profissionais da Engenharia (homens e mulheres) do Espírito Santo o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, que consta no Calendário Oficial da ONU. A programação não é isolada e se estenderá até o dia 10 de dezembro, também conhecido por ser o “Dia Internacional dos Direitos Humanos”.

A coordenadora Simone Baía, que também é Diretora da Mulher da Fisenge, lembra que a data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente por conta de um dos maiores atos de violência cometida contra mulheres. As irmãs Dominicanas Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país foram perseguidas e diversas vezes presas até serem brutalmente assassinadas. Desde então, a data passou a ser de grande importância, principalmente para quem sofre ou já sofreu violência.

Este tipo de violência ocorre nos espaços públicos e privados, e não é apenas agressão física. Simone Baía enfatiza que a violência é também psicológica e moral. Cita que agressões verbais reduzem a auto-estima, causam danos à saúde e geram estresse e enfermidades crônicas. A violência interfere na vida, no exercício da cidadania das mulheres e no desenvolvimento da sociedade em sua diversidade.

Ela ainda lembrou que 25 de novembro foi instituído como o “Dia da Não Violência Contra a Mulher”por organizações de mulheres de todo o mundo reunidas em Bogotá, na Colômbia, em 1981 em homenagem as irmãs, que responderam com sua dignidade à violência, não somente contra a mulher, mas contra todo um povo. A partir daí, esta data passou a ser conhecida como o “Dia Latino Americano da Não Violência Contra a Mulher”.

Em 1999, a Assembléia Geral da ONU proclamou essa data como o “Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher” a fim de estimular que governos e sociedade civil organizada nacionais e internacionais realizem eventos anuais como necessidade de extinguir a violência que destrói a vida de mulheres considerada um dos grandes desafios na área dos direitos humanos.

Simone Baía e Patrícia Brunow informam que a participação no Seminário é livre para todos os profissionais da área tecnológica. Outras informações podem ser obtidas no Senge, pelo telefone (27) 3324.1909.

Agnelo Neto
Comunicação do Crea-ES