Senge-ES no Novembro Azul

O mês de novembro é marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de próstata, conhecida como Novembro Azul. O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) adere a essa mobilização em prol da saúde do homem.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A estimativa é de que, até o final deste ano, mais de 69 mil homens tenham a doença.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Diagnóstico

A orientação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que todos os homens acima de 50 anos consultem o urologista uma vez por ano. Eles devem realizar o exame de sangue que auxilia no diagnóstico do câncer de próstata, conhecido como (PSA), e o toque retal.

A taxa de cura e de controle é bastante alta para os casos iniciais, podendo ser superior a 99%. Mas, quando apresentam metástase, essa sobrevida gira em torno de 30%.

Novembro azul

O movimento popular internacionalmente conhecido como “Novembro Azul” é celebrado em todo o mundo. Trata-se de uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades durante o mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas. O mês foi escolhido, pois o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.