Senge-ES em defesa da vida

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espirito Santo (Senge-ES) trabalha ações em prol da igualdade de gênero, bem como pela saúde dos profissionais. Neste mês o Senge-ES adere a campanha Outubro Rosa, que chama atenção para o tratamento e diagnostico precoce do câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se 1.010 casos novos de câncer de mama no Espírito Santo em 2016. Ainda segundo o Inca, o câncer de mama é o tipo que possui a maior incidência e a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo. No Estado, foram registrados 145 óbitos pela doença no primeiro semestre deste ano. Em 2015, o câncer de mama foi responsável por 271 óbitos no Espírito Santo.

O Outubro Rosa tem por finalidade principal despertar o interesse da população capixaba para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer, aumentando assim a expectativa de cura. Saiba mais sobre a programação da campanha no Estado: www.afecc.org.br/afecc/outubro-rosa

A campanha lembra à mulher que ela deve se cuidar, realizar os procedimentos que vão lhe garantir uma vida saudável, um futuro melhor. “Não só em outubro chamamos atenção para a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em meus atendimentos médicos levo essa recomendação para minhas pacientes. A prevenção é fundamental para lidar com essa doença que, no ano passado, atingiu mais de mil mulheres no Espírito Santo”, disse.

Outubro Rosa

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Esse movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro.  A campanha derrubou as fronteiras e hoje vários países, incluindo o Brasil, aderiram ao evento.

Prevenção:

A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados  modificáveis.

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor. Saiba mais: https://goo.gl/t3KuDy