Saiba tudo sobre o novo acelerador de partículas brasileiro

Compartilhe:

Matéria do Estadão (http://ciencia.estadao.com.br/) explica como funciona o projeto de construção do novo acelerador de partículas brasileiro. O custo total do projeto, batizado como Sirius (nome da estrela mais brilhante no céu), é estimado em R$ 650 milhões. Trata-se do maior projeto de ciência já realizado no Brasil.

Apesar da crise orçamentária que assombra a ciência nacional, aproximadamente 15% da parte civil da obra já está de pé e 80% dos equipamentos que vão compor o acelerador já foram prototipados.  A meta é estar com tudo pronto em 2017, para começar a testar o acelerador em 2018 e colocá-lo à disposição da comunidade científica em 2019.

Clique aqui para ver imagens da evolução das obras do projeto Sirius, no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, em Campinas.

A energia operacional do Sirius será de 3 bilhões de elétrons-volts (GeV). Saiba mais em Sirius: o maior projeto da ciência brasileira.

Sirius - dentro

Veja vídeo explicativo do projeto: https://www.youtube.com/watch?v=nAFtL2xJRT4

 

Compartilhe:

Você também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo! Bem vinda!

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) inaugura novas plataformas de comunicação com os engenheiros, agrônomos, geógrafos, geólogos, meteorologistas e afins. O site foi totalmente atualizado. Além disso, o Sindicato agora também está inserido nas redes sociais através do Facebook. O conteúdo pode ser acessado via computador e dispositivos móveis: tablet e celular (smartphone).

Acesse nosso novo site. Opine, interaja conosco nas redes sociais. Queremos estar próximos de você e do que é importante na sua trajetória profissional.

×