Maratona mundial de robótica e automação com Arduino em Vila Velha:

Engenheiros, estudantes e programadores se reúnem no próximo sábado (28/03) no ‘Arduino Day’. O evento celebra data onde 250 locais espalhados pelo mundo se dedicam durante 24 horas a placa de circuitos integrados que possibilita uma infinidade de aplicações, sobretudo de automação.

O Arduino é o cérebro por trás de robôs, drones, celulares e sistemas de irrigação. No Espírito Santo, o evento acontece na Casa de Cultura Digital de Vila Velha (CCDVV). A programação inclui palestras e apresentações de projetos. Criação de novas aplicações também estão previstas – pode ser um robô, uma solução de automação residencial ou mesmo alguma melhoria nos códigos de projetos existentes.

A placa Arduino foi criada na Itália em 2005 para fins educacionais, era usada em escolas. Hoje, espalhada pelo mundo, conta com uma legião de programadores e outro tanto de entusiastas. Não por acaso. Como é um ‘hardware’ aberto, permite a qualquer um, com conhecimento técnico, produzir equipamentos a partir da placa.

O que levar:

Qualquer coisa! Traga seus Arduinos, componentes eletrônicos, notebooks, smartphones, mas acima de tudo, sua energia e seu cérebro! Estamos tentando fazer com que este evento seja o mais interativo possível, se sinta livre para trazer todos os seus equipamentos para que você possa participar do processo. Não se preocupe se você não levar nada, já que ainda haverá toneladas de coisas para fazer.

O que esperar do evento:

Aprender mais sobre Arduino. Descobrir que projetos estão em andamento. Envolver organizações sem fins lucrativos e empresas locais no uso do Arduino para suas atividades, produtos e missões. Conhecer e interagir com milhares de pessoas legais em sua cidade e em todo o mundo. Expressar sua opinião e compartilhar suas ideias com as pessoas e meios de comunicação presentes. Saber mais sobre os projetos com Arduino que estão sendo criados, e começar a “brincar” com eles também. Ajudar nas partes de conceituação, criação, design, propaganda e teste dos projetos. Conduzir sessões de tutoriais abertos em torno de como usar o Arduino. Muita diversão.

Fonte: jornal Leia-se