Caso não esteja visualizando as imagens abaixo,clique aqui
boletim especial
Vitória, 14 de outubro de 2013
Informativo Especial

Movimento Capixaba dos Profissionais da Área Tecnológica Pública

Intersindical já!

Movimento organiza oficialização da frente de sindicatos:

O Movimento Capixaba dos Profissionais da Área Tecnológica Pública continua lutando para que o trabalho nas Prefeituras e no Governo do Estado seja devidamente valorizado. Para tanto, sindicatos das diversas categorias têm se reunido periodicamente com representantes dos trabalhadores. Um desses encontros foi feito na última terça-feira (08/10), na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (SENGE-ES). O objetivo é formar uma intersindical.

A intersindical é uma frente de sindicatos que defende os interesses dos trabalhadores. Será composta pelas diversas categorias que compõem o Movimento. Diferentes ramos profissionais que partilham de uma causa justa e de interesse comum. Uma luta pela valorização dos profissionais do setor público e, conseqüentemente, um processo de otimização dos serviços oferecidos para população das cidades capixabas.

Dentre outros pontos, o Movimento trabalha para sensibilizar as administrações públicas pela correta remuneração de seus profissionais – Lei 4.950-A (Lei do Salário Mínimo Profissional); bem como pelo pagamento de piso das demais profissões não citadas na referida Lei de 1966, mas que também merecem receber nos patamares praticados no mercado.

Trabalhadores dos municípios da Grande Vitória já se mobilizam nos Executivos e Legislativos de suas cidades. No começo de setembro, o primeiro Grande Encontro do Movimento Capixaba dos Profissionais da Área Tecnológica Pública foi realizado na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES). Agora, outro encontro está sendo programado para novembro.

Os encontros sistematizados do chamado Grupo Articulador garantem que o Movimento mantenha um diálogo constante, bem como amadureça propostas que serão levadas ao conhecimento, e consentimento, de todas as categorias envolvidas.

Vitória:

Os Engenheiros, Arquitetos, Geógrafos, Geólogos e Analistas de Sistemas da prefeitura de Vitória se reuniram no CREA-ES na última segunda-feira (14/10). Na pauta reivindicações por melhores condições de trabalho, bem como avaliação de caminhos jurídicos que garantam o correto pagamento dos trabalhadores.

Parceiros:

O Movimento Capixaba dos Profissionais da Área Tecnológica Pública conta com servidores da Grande Vitória e interior do Estado e integrantes do Sindicato dos Engenheiros do Espírito Santo (SENGE-ES), Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Espírito Santo (SINDARQ/ES) e Instituto dos Arquitetos do Brasil/Departamento do Espírito Santo (IAB/ES), contando também com o apoio da Associação Profissional dos Químicos do Estado do Espírito Santo (APROQUIMES); Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES); Conselho Regional de Química do Espírito Santo (CRQ 21ª Região/ES); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES); Sindicato dos Trabalhadores em Empresas, Associações e Órgãos Públicos e Privados de Informática, Tecnologia da Informação, Comunicação e Processamento de Dados do Estado do Espírito Santo (SINDPD/ES); Sindicato dos Técnicos Industriais (SINTEC-ES); Sindicato dos Tecnólogos (SINTECNÓLOGOS-ES) e Sindicato dos Técnicos Agrícolas (SINTAES).

Fisenge:

Fisenge comemora 20 anos de fundação

Ato comemorativo aconteceu no Rio de Janeiro no dia 26/9


A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) comemorou 20 anos de luta, no dia 26/9, com um ato comemorativo no Clube dos Marimbás, em Copacabana, Rio de Janeiro. Fundada em 18 de setembro de 1993, a Fisenge possui 11 sindicatos filiados no Brasil: na Bahia, no Espírito Santo, em Minas Gerais, na Paraíba, no Paraná, em Pernambuco, no Rio de Janeiro, em Rondônia, em Sergipe, no município de Volta Redonda e no Sindicato de Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina. Estiveram presentes lideranças políticas, partidos, movimentos sociais, parlamentares e entidades de classe. O engenheiro Luiz Carlos Soares, coordenador da Consenge em 1991, falou sobre o início da fundação da federação. “A partir dos avanços ocorridos na ação e organização sindical da década de 1970, os trabalhadores brasileiros foram incentivados a se organizarem de modo mais forte e consistente na busca por melhores salários, oportunidades e condições de trabalho. Assim, o movimento sindical dos engenheiros também foi influenciado”, pontuou.

Em seguida, o secretário nacional de organização da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Jacy Afonso, fez um resgate da fundação da central. “A CUT surge em 1983 num momento de transição do movimento sindical para o novo sindicalismo. Um sindicalismo de luta e combativo. Lembro do companheiro, engenheiro e deputado federal Jorge Bittar (PT-RJ), conduzindo uma das assembleias de fundação da CUT”, afirmou.

A Fisenge surge em um momento de consolidação do novo sindicalismo no Brasil e no combate à ofensiva neoliberal dos anos 1990. “Esta divergência de prática também refletiu no movimento dos engenheiros, em busca de uma agenda alinhada à luta dos trabalhadores como um todo, não apenas corporativa. Nesses 20 anos, travamos, ao lado dos movimentos sociais, lutas intensas pelo fortalecimento da democracia brasileira; contra as privatizações e o desmonte do Estado”, afirmou o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt.

A cada dia, no enfrentamento ao projeto neoliberal, a Fisenge foi se consolidando como referência, mobilizando os trabalhadores. “Como um dos fundadores da Fisenge, posso afirmar, sem dúvida alguma, que é uma das entidades mais importantes da engenharia brasileira, ao lado dos Creas, Clubes de Engenharia. Comemorar os 20 anos da Fisenge é uma alegria”, falou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), Agostinho Guerreiro, que representou os Creas presentes.

Foram feitas homenagens aos ex-presidentes da Fisenge: Luiz Carlos Correa Soares (coordenador da Consenge, de 1991 a 1993); Carlos Roberto Aguiar de Brito (1993 a 1999); Paulo Bubach (1999 a 2004); Olímpio Alves dos Santos (2004 a 2008); e à primeira mulher na direção da Fisenge, de 1993 a 2002, Maria José Salles. Também pela contribuição, dedicação e pelo empenho à Fisenge, foram homenageados os funcionários Gilcimara Valle, que está desde a fundação da Fisenge; e João Antonio Dias Borges, que contribui desde 1995.
“Para aqueles que acreditam na construção de um Brasil diferente, afirmo: as portas estão abertas. Continuaremos trilhando caminhos em busca de um país solidário, fraterno e igualitário”, concluiu Bittencourt.

Ao final, foi lançado oficialmente o 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros, que será realizado entre os dias 27 e 30 de agosto de 2014, em Búzios, no Rio de Janeiro. “Demos um salto político no 3º Consenge de 1995, apontando a necessidade de voltar para o mercado interno. Fizemos ali um contraponto importante e temos capacidade de dar mais um salto político no 10º congresso”, destacou o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), Olímpio Alves dos Santos.
» Veja vídeo produzido pela TV Crea-RJ no ato comemorativo dos 20 anos da Fisenge

Fisenge:

Búzios sediará 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros

Búzios será sede do 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), entre os dias 27 e 30 de agosto de 2014. O Congresso, organizado pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), em parceria com o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge/RJ), é o mais importante fórum de debate da categoria, com repercussão em todos os estados.

Com o tema "Um projeto de nação para o Brasil", o 10º Consenge debaterá dois eixos centrais: "O papel do Estado brasileiro no desenvolvimento nacional" e "O papel do movimento sindical frente às modificações do mundo do trabalho.” Esta é a segunda edição realizada no Rio de Janeiro. A primeira aconteceu  na consolidação da Fisenge durante o 2º Consenge, em 1993.

A expectativa é de que cerca de 300 engenheiros participem como delegados, representando mais de 30 mil profissionais de sindicatos de todo o país. "Iremos debater o papel do Estado Brasileiro no desenvolvimento nacional e entendemos o Estado como elemento estruturante e indutor de desenvolvimento. Também é preciso atentar para os setores agrícola e agrário, considerando a enorme desigualdade e concentração fundiária no Brasil", afirmou o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt.

Sobre o Consenge:
O Congresso debate e traça metas de atuação em defesa da engenharia nacional e de uma nova matriz de desenvolvimento econômico para o Brasil, pautada pela distribuição de renda e justiça social. Realizado de três em três anos, o Consenge é o mais importante fórum de debate da categoria, com repercussão em todos os estados e, também, nos fóruns regionais e internacionais dos quais a Fisenge participa, orientando o papel da federação nos temas sociais de interesse nacional. Será lançado na próxima quinta-feira, dia 26 de setembro, o 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) irá comemorar seus 20 anos de fundação.

Coletivo de Mulheres Fisenge:

Assédio moral foi tema de seminário

O Coletivo de Mulheres da Fisenge promoveu no último dia 27 o seminário “Assédio moral: vida, sobrevida e diversidade”. O evento foi realizado no Rio de Janeiro – na sede do Crea-RJ – com a presença de lideranças de todo o Brasil.

Foram abordadas questões que envolvem a legislação pertinente ao trabalho  das mulheres e sua relação com o Legislativo, esferas jurídicas, bem como das práticas sociais e do mundo do trabalho.

Participaram da mesa do Seminário: o deputado federal Jean Wyllys (PSOL); a advogada e assessora jurídica da Fisenge, Daniele Gabrich; e a coordenadora geral do Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), Gesa Corrêa.

“É fundamental compreender e identificar o que é assédio moral e os métodos de denúncia e combate a esta opressão”, afirmou a diretora da mulher da Fisenge, Simone Baía.

“Deve fazer parte da luta das entidades sindicais apoiar e multiplicar iniciativas que debatam a discriminação de gêneros no trabalho e na sociedade. O seminário foi importante para fortalecermos ainda mais esse compromisso”, destacou o presidente do Senge-ES, Orlando Zardo.

Veja o vídeo produzido pelo Coletivo de Mulheres sobre Assédio Moral:

Coletivo de Mulheres Fisenge:

Cartilha sobre direitos das mulheres trabalhadoras


Além de promover o seminário, o Coletivo de Mulheres lançou no último mês a cartilha “Principais Direitos das Mulheres Profissionais”. A finalidade da cartilha é informar, de maneira didática, os direitos específicos de gênero e também alertar sobre as principais práticas de discriminações sofridas no mercado de trabalho.

Clique aqui e baixe a cartilha.

 

Senge-ES participa do V Encontro Nacional de Jornalistas da Fisenge:

Encontro reúne jornalistas de sindicatos de engenheiros

Profissionais de comunicação de Sindicatos de Engenheiros do todo o Brasil se reuniram na última semana. O V Encontro Nacional de Jornalistas da Fisenge foi realizado nos dias 25 e 26 de setembro na sede da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros – Rio de Janeiro. Além de alinhar ações de comunicação integrada para categoria, o evento teve caráter formativo e de troca de experiências.

Os temas debatidos nas mesas incluíram o “Código de Ética dos Jornalistas, Direitos Humanos e Comunicação Sindical” e “Democratização da comunicação, imprensa sindical e alternativa”. Oficinas de rádio, vídeo e comunicação comunitária e assessoria de imprensa complementaram a programação.

Ifes:

Senge-ES participa das atividades da Semana de Saúde e Segurança do Trabalho do Ifes

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) esteve presente na Semana de Saúde e Segurança do Trabalho do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O evento aconteceu entre 16 e 20 de setembro com o objetivo de disseminar informações sobre a prevenção de acidentes e doenças do trabalho para melhoria da qualidade de vida do trabalhador. A programação do evento inclui palestras, minicursos e visitas técnicas, além da exposição de estandes no pátio do Ifes campus Vitória.

No pátio foram montados estandes do Corpo de Bombeiros Militar, empresas de equipamentos de segurança, Prefeitura de Vitória, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), publicações especializadas na área, entre outros. Além disso, o Teatro do Ifes de Vitória recebeu palestras sobre temas como “Riscos em Serviços com Eletricidade” (foto), “Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho” e “Direito ao Trabalho: Meio Ambiente e Ministério Público”.