Caso não esteja visualizando as imagens abaixo,clique aqui
boletim especial
Vitória, 02 de setembro de 2013
Informativo Especial

Movimento Capixaba dos Profissionais da Área Tecnológica Pública:

O GRANDE ENCONTRO

Servidores da Área Tecnológica se reúnem nessa sexta (06/09) na sede do CREA-ES. Participe!


Reunião da próxima sexta foi organizada nos encontros do Grupo Articulador.

Nesta sexta-feira (6 de setembro) profissionais de todas as Prefeituras do Espírito Santo e do Governo Capixaba se reúnem com entidades de classe no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES). O objetivo é debater uma proposta que permita reestruturar a Área Tecnológica Pública do Espírito Santo.

Esse grande encontro está sendo preparado desde o começo do último mês. O Grupo Articulador dos Servidores da Área Tecnológica se reuniu nos dias 03, 23 e 30 de agosto no Auditório do Edifício CIAC – prédio da Prefeitura de Vitória. Essas três reuniões preparatórias visaram organizar o encontro da próxima sexta.

Nesses encontros preliminares, profissionais de Municípios da Grande Vitória trouxeram as realidades das cidades em que trabalham. Essa troca de experiências tem por intuito formular uma pauta de reivindicações comuns, bem como uma carta à Presidenta Dilma apresentando a situação dos Engenheiros Brasileiros.

Parcerias:
Por enquanto, o Movimento Capixaba dos Profissionais da Área Tecnológica Pública conta com servidores da Grande Vitória e interior do Estado e integrantes do Sindicato dos Engenheiros do Espírito Santo (SENGE-ES), Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Espírito Santo (SINDARQ/ES) e Instituto dos Arquitetos do Brasil/Departamento do Espírito Santo (IAB/ES), contando também com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES), Associação Profissional dos Químicos do Estado do Espírito Santo (APROQUIMES); Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES); Conselho Regional de Química do Espírito Santo (CRQ 21ª Região/ES) e Sindicato dos Trabalhadores em Empresas, Associações e Órgãos Públicos e Privados de Informática, Tecnologia da Informação, Comunicação e Processamento de Dados do Estado do Espírito Santo (SINDPD/ES).

PARTICIPE: Movimento Capixaba dos Profissionais da Área Tecnológica Pública:
GRANDE REUNIÃO GERAL: 
Data: 06 de setembro
Local: Auditório do Crea-ES – Av. Cesar Hilal 700 (Edifício Yung – 1º andar). Bento Ferreira – Vitória. 
Hora: 17hs


Movimento dos Profissionais Tecnológicos da Prefeitura da Serra

NOVA RODADA DE NEGOCIAÇÃO COM O PREFEITO AUDIFAX

Contraproposta do Prefeito será debatida na Assembléia Unificada marcada para terça-feira (03/09):


Profissionais marcaram presença na porta do gabinete de Audifax.

O Analista de TI Gabriel Peixoto e o Eng. Florestal Vágner Matos, membros da Comissão de Negociação dos Profissionais Tecnológicos da Prefeitura da Serra (PMS), junto com o Eng. Orlando Zardo Junior, Presidente do SENGE/ES, participaram na tarde desta quinta-feira (29/08) de mais uma rodada de negociações com o Prefeito Audifax Barcelos e parte do seu Secretariado. Enquanto as negociações aconteciam a portas fechadas, cerca de 30 Profissionas/Servidores das Categorias envolvidas no Movimento marcaram presença na porta do gabinete do Chefe do Executivo Local.

Conforme deliberado na última Assembléia Unificada dos Analistas de TI, Arquitetos, Engenheiros, Geógrafos, Geólogo e Químico, ocorrida no dia 02/07, a Comissão elaborou ainda em julho do corrente uma nova Minuta de Termo de Compromisso Público (2013-2016) com alguns dos ajustes requeridos pelo Prefeito na primeira reunião (26/06), que contou com a participação do Diretor de Imprensa do SENGE/ES, Eng. Filippo de Carvalho Gava.

A meta era pactuar 24 compromissos organizados em medidas/ações de execução continuada (ao longo de todo o mandato), fortalecimento do exercício legal da profissão no âmbito do poder público, definição da Política Remuneratória para as aludidas Categorias e a criação do Grupo Técnico Interinstitucional (GTI) como canal permanente de diálogo. Infelizmente a meta não foi cumprida. Apenas 1 dos itens foi parcialmente aceito, parte de outro ficou a ser considerado, 2 foram recusados integralmente e os outros 20 itens serão melhor examinados no GTI.

Diante do pífio resultado da rodada de negociação, os membros presentes da Comissão não fecharam acordo e convocaram para as 12hs da próxima terça-feira (03/09) a 9ª Assembléia Unificada das citadas Categorias Profissionais no auditório do anexo do prédio da PMS em Serra Sede para deliberar sobre a contraproposta do Prefeito.

SINAENCO:

Trabalhadores aprovam Convenção Coletiva 2013/2014

Assembléia foi realizada no dia 21 de agosto:


Assembléia conjunta foi realizada na sede do SINTEC.

Os trabalhadores das empresas de Engenharia e Arquitetura Consultiva aprovaram a Convenção Coletiva 2013/2014 com o sindicato patronal Sinaenco. A proposta foi discutida e votada no dia 21 de agosto em Assembléia conjunta do Sindicato dos Engenheiros (SENGE-ES) e Sindicato dos Técnicos (SINTEC).

O Acordo foi aprovado na sua primeira rodada de negociação. A proposta prevê reposição de perdas de 7,16% e ganho real de 0,84%. O Acordo entra em vigor 30 dias após ser homologado. A Assembléia conjunta foi realizada na sede do SINTEC.

Tanto cláusulas econômicas quanto sociais foram pauta de debate. Antes da votação, os trabalhadores discutiram temas como reajuste e piso salarial, Participação de Lucros e Resultados (PLR), banco de horas, adicional noturno, auxilio creche/pré-escola, auxílio alimentação/refeição, horas extraordinárias e banco e compensação de horas.

O SINTEC-ES e SENGE-ES assinam Convenção Coletiva de Trabalho com o sindicato patronal Sinaenco desde 1998. Trata-se de um acordo que atinge trabalhadores de mais de 600 empresas da Área de Engenharia e Arquitetura Consultiva em todo o Espírito Santo. Nos últimos anos, os trabalhadores obtiveram acordos vantajosos. Reajustes salariais com ganho real foram obtidos em todas as negociações com o Sinaenco. Além disso, os avanços em clausulas sociais tocaram temas importantes, como auxilio creche e licença maternidade.