Caso não esteja visualizando as imagens abaixo,clique aqui
boletim especial
Vitória, 12 de agosto de 2013
Informativo Especial

CICLO DE ENCONTROS


Esse mês de agosto inicia um ciclo de Acordos Coletivos de trabalho, bem com encontros pela Valorização Profissional dos servidores do corpo técnico das prefeituras de todo o Espírito Santo. O Senge-ES luta por condições dignas e justas de trabalho para os engenheiros e demais profissionais, seja no serviço publico ou privado.

 

PARTICIPE:

SINAENCO: Negociação 2013/2014

Assembléia será realizada na próxima na próxima quarta (21/ago):

O Sindicato dos Engenheiros (SENGE-ES) e Sindicato dos Técnicos (SINTEC) realizam Assembléia conjunta no próximo dia 21 (quarta-feira). O objetivo é dar continuidade na negociação Convenção Coletiva 2013/2014 dos trabalhadores das empresas de Engenharia e Arquitetura Consultiva com o sindicato patronal Sinaenco.

A Negociação Coletiva é uma oportunidade onde os empregados podem debater com seus empregadores melhores condições de desenvolver sua profissão. Por isso é fundamental que os trabalhadores estejam presentes nas Assembléias. Com a participação dos profissionais será possível elaborar uma proposta que atenda aos anseios da categoria.

Nos últimos anos, os trabalhadores obtiveram acordos vantajosos. Reajustes salariais com ganho real foram obtidos em todas as negociações com o Sinaenco. Além disso, os avanços em clausulas sociais tocaram temas importantes, como auxilio creche e licença maternidade.

O SINTEC-ES e SENGE-ES assinam Convenção Coletiva de Trabalho com o sindicato patronal Sinaenco desde 1998. Trata-se de um acordo que atinge trabalhadores de mais de 600 empresas da Área de Engenharia e Arquitetura Consultiva em todo o Espírito Santo.

ASSEMBLÉIA GERAL DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA CONSULTIVA:

DATA: 21 de agosto (quarta-feira),
HORA: 18 horas em primeira convocação. 18h30 em segunda convocação,
LOCAL: Sede do SINTEC-ES. Av. Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha) n º 280 – sala 204. Ed. Praia Center, Praia de Santa Helena, Vitória.
TEMA: Convenção Coletiva 2013/2014 dos trabalhadores das empresas de Engenharia e Arquitetura Consultiva com o sindicato patronal Sinaenco.


 

 

Movimento Capixaba dos Profissionais da Área Tecnológica Pública

PREPARANDO SETEMBRO

Servidores da Área Tecnológica se reúnem essa semana para organizar o Grande Encontro do próximo mês:

Servidores da Área Tecnológica se reúnem nas próximas semanas para organizar o Grande Encontro do próximo mês: O Grupo Articulador do Movimento Capixaba dos Profissionais da Área Tecnológica Pública realiza nos dias 23 e 30 de agosto reuniões preparatórias para o Grande Encontro do próximo mês.

O objetivo é reunir, no dia seis de setembro, profissionais de todas as cidades do Espírito Santo, entidades de classe e representantes do Governo Capixaba para debater uma proposta que permita reestruturar a Área Tecnológica Pública do Espírito Santo.

Grupo articulador:

As reuniões preparatórias do encontro de setembro acontecem nos dias 23 e também 30 de outubro. Esse grupo articulador conta com servidores da Grande Vitória e integrantes do Sindicato dos Engenheiros do Espírito Santo (SENGE-ES), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES), Associação Profissional dos Químicos do Estado do Espírito Santo (APROQUIMES); Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES); Conselho Regional de Química do Espírito Santo (CRQ 21ª Região/ES); Instituto dos Arquitetos do Brasil/Departamento do Espírito Santo (IAB/ES); Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Espírito Santo (SINDARQ/ES); Sindicato dos Trabalhadores em Empresas, Associações e Órgãos Públicos e Privados de Informática, Tecnologia da Informação, Comunicação e Processamento de Dados do Estado do Espírito Santo (SINDPD/ES).

PARTICIPE: Movimento Capixaba dos Profissionais da Área Tecnológica Pública:

REUNIÃO DO GRUPO ARTICULADOR:
Data: 23 e 30 de agosto
Local: Auditório do Edifício CIAC (prédio da Prefeitura de Vitória)
Hora: 16hs

GRANDE REUNIÃO GERAL:
Data: 06 de setembro
Local: Auditório do Crea-ES – Av. Cesar Hilal 700 (Edifício Yung – 1º andar). Bento Ferreira – Vitória.
Hora: 17hs

 

Movimento Capixaba dos Profissionais da Área Tecnológica Pública

Esperando Audifax

Profissionais da área tecnológica da Serra participaram da plenária pública em que o prefeito discursou, mas o diálogo ainda não foi retomado:


Vestidos com os coletes da campanha “Eu Quero Meu Piso”, servidores da Serra assistem o prefeito Audifax em evento do município.

Os profissionais da Área Tecnológica da Serra estão em Estado de Greve. Um primeiro diálogo com o prefeito Audifax foi feito no mês passado, mas, apesar da possibilidade de paralisação, os trabalhadores ainda aguardam agendamento de um novo encontro. Na pauta do diálogo a reestruturação da Área Tecnológica do município. O tema valorização profissional está entre os 25 pontos da proposta já apresentada ao Executivo e Legislativo da cidade.

Na manhã do primeiro sábado de agosto (03/08) a prefeitura da Serra realizou plenária pública para debater junto à população as ações do Governo Municipal que deverão compor o Plano Plurianual. É este documento que norteia a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). São elas que definem o quanto se irá investir nos servidores municipais (inclusive salários) nos próximos 4 anos.

Os servidores da Área Tecnológica do município, que aguardam a retomada do diálogo com o prefeito, estiveram presentes no PPA e o escutaram falar na abertura do evento. Se destacavam na platéia pelo colete da campanha “Eu Quero Meu Piso (Lei Federal n° 4.950-A/1966)”. Dividiram o mesmo espaço, mas não trocaram palavras.
Os servidores aguardam agenda de Audifax para retomar o diálogo sobre a proposta da necessária reformulação da Área Tecnológica do Município. Hoje, os estatutários da Serra trabalham apenas com 35% da capacidade instalada e os trabalhadores têm rendimento mensal que corresponde a 55,68% do que deveria ser pago conforme legislação.

“Estivemos presentes no PPA. Tentamos lembrar ao prefeito, vice-prefeito, presidente da Câmara, vereadores e secretariado a importância de valorizar nossa categoria profissional. Reestruturar a Área Tecnológica do Município é fundamental para melhorar o funcionamento da cidade”, pontua Vágner Leal Ferreira Matos, Engenheiro Florestal, funcionário da PMS e Representante Sindical do SENGE/ES.

 

EXTRA!

Senge-ES lança nova edição do jornal O Engenheiro


Filiados e parceiros irão receber a publicação em suas casas:

 

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo lançou uma nova edição do jornal O ENGENHEIRO. O projeto gráfico foi reformulado. Dentre outras coisas, a edição de número 19 da publicação aborda as parcerias firmadas pelo Senge-ES com entidades de ensino privadas e publicas, bem como destaca o Movimento Capixaba dos Profissionais da Área Tecnológica. Uma entrevista com Engenheira Química e diretora da Mulher da Fisenge, Simone Baía, completa o informativo.

Acesse aqui o novo jornal O ENGENHEIRO:
http://www.fisenge.org.br/portal2/wp-content/uploads/2013/08/Senge_jornal-O-ENGENHEIRO-final-29_07_2013.pdf

 

1ª RODADA DE NEGOCIAÇÃO:

Acordo Coletivo HOEST 2013/2014

Assembléia formula proposta que será levada para empresa:


O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (SENGE-ES) realizou na última terça-feira (06 de agosto) Assembléia Geral com os profissionais da HOEST.
Os trabalhadores participaram da elaboração da proposta que será levada para empresa. Trata-se da primeira rodada de negociações tendo em vista o Acordo Coletivo 2013/2014.
A assembléia foi realizada na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo, na Av. Marechal Mascarenhas de Moraes n°2562 – Ed. Espaço Um – Jesus de Nazareth – Vitoria – ES.

Legenda: Profissionais se reuniram na sede do Senge-ES.


PALESTRA:

CONSTRUÇÃO ENXUTA

O IPOG e o SENGE-ES realizarão no dia 15/08 a palestra “Desafios e Oportunidades na Aplicação da Construção Enxuta”:

O professor Alexandre Tadeu abordará o Lean Construction como um meio potencial para a melhoria do desempenho de produção de empresas construtoras.

Confirme sua presença pelo telefone (27) 3224-6422 ou pelo e-mail vitoria@ipog.edu.br. Entrada: 2kg de alimento não-perecível.

Mais informações: http://ipog.edu.br/mba/vitoria/imgs/palestra_vitoria.html


FISENGE:

PL sobre carreira típica de estado é aprovado em Comissão do Senado

Agora, a matéria segue para decisão terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania:

Foi aprovado nesta quarta-feira, dia 7, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o projeto de lei nº13/2013 que inclui as atividades de engenheiros, arquitetos e engenheiros agrônomos, quando realizadas por servidores públicos efetivos federais, estaduais e municipais, nas carreiras consideradas essenciais e exclusivas de Estado. Agora, a matéria segue para decisão terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

De acordo com o presidente da Fisenge esta é uma vitória da engenharia e da sociedade. "Continuaremos a pressão pela aprovação do PL na CCJ e no plenário. A tipificação da engenharia como carreira do estado é fundamental para o fortalecimento da função social da engenharia, além de garantir mais autonomia aos profissionais, por meio de processos mais transparentes e idôneos na elaboração e na execução dos projetos”, explicou.

A Fisenge encaminhou um documento aos senadores pedindo pela aprovação da matéria. As carreiras típicas de Estado estão previstas pela Emenda Constitucional 19, de 1998, conhecida como reforma administrativa e incluem diplomatas e servidores de carreiras jurídicas, de auditoria e de gestão governamental, entre outras. Para incluir os engenheiros, arquitetos e engenheiros agrônomos, a proposta altera a lei que regula essas profissões (Lei 5.194/66).