Fisenge ganha prêmio pelo projeto Engenheira Eugênia

Ganhamos! Um prêmio por, pelas e para as mulheres! A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) venceu, em primeiro lugar na categoria “Cidadã” do 7º Prêmio Anamatra de Direitos Humanos, com as histórias em quadrinhos da Engenheira Eugênia. Nessa edição, a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho recebeu 188 inscrições. O projeto “Engenheira Eugênia” surgiu, no dia internacional da mulher (8/3) de 2013, com o objetivo de pautar questões sobre direitos humanos. Os quadrinhos já retrataram temas direitos trabalhistas e sociais, como privatizações, terceirizações, racismo, transfobia, violência, entre outros. Também foi formulada para problematizar questões de gênero numa categoria majoritariamente masculina e ampliar o debate para toda a sociedade. A personagem Eugenia é uma mulher negra, engenheira de 40 anos com 15 de trabalho em uma empresa pública, é recém-divorciada e tem dois filhos: uma pré-adolescente e um menino de 9 anos. Esta é uma das ações do Coletivo de Mulheres da Fisenge organizado por engenheiras de 12 sindicatos no país (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte (exclusivamente de agrônomos), Rondônia, Santa Catarina (exclusivamente de agrônomos), Sergipe e no município de Volta Redonda (RJ).

Receber esse prêmio demonstra a importância da disputa de narrativas em todos os espaços, nas ruas, nos locais de trabalho e também na comunicação. A Fisenge investe na comunicação sindical como um dos pilares estratégicos de sua organização. Nós, mulheres, nos apropriamos das novas formas de comunicação para pautar questões de gênero e de toda a sociedade. E, principalmente, promover empoderamento, pertencimento e visibilidade dos direitos das mulheres. Construímos, ao lado de uma equipe de trabalhadores de comunicação da Fisenge, uma narrativa inclusiva que se propõe a fortalecer o diálogo e o avanço da luta de todas as trabalhadoras e todos os trabalhadores.

Ao contrário da mídia privada, a nossa comunicação sindical tem o cuidado de promover o protagonismo das mulheres, garantindo representatividade em falas, imagens, vídeos, fotografias, quadrinhos e campanhas. Esse não é um prêmio apenas da Fisenge. É um prêmio dedicado a todas as mulheres desse país. Brasileiras que lutam todos os dias em seus lares, nas universidades, nas escolas, no mercado de trabalho e nas ruas. Brasileiras que enfrentam combates sistemáticos e diários. Combates que exigem sacrifícios nas famílias, vida pessoal, acadêmica e profissional. Sacrifícios que são frutos da generosidade do sonho de mulheres pelo fim das violências físicas e simbólicas, pelo fim do machismo e pela aspiração de uma sociedade fraterna, solidária e igualitária. A nossa luta é todo dia. Muito obrigada a todas as mulheres, ao Coletivo de Mulheres da Fisenge, a todos os trabalhadores e trabalhadoras da Federação, à Diretoria da Fisenge e a todas as pessoas que acreditaram e acreditam no nosso projeto. Muito obrigada!

Simone Baía, Diretora da Mulher da Fisenge

Animação e quadrinhos são feitos no Espírito Santo

A personagem Eugênia é uma engenheira de cerca de 40 anos que enfrenta um dia a dia de trabalho como de tantas mulheres brasileiras. A protagonista faz parte da didática criativa que o Coletivo de Mulheres da Fisenge encontrou para trabalhar a questão de gênero com a categoria. A iniciativa começou há mais de três anos com a publicação periódica de quadrinhos e até virou animação. O ponto é que, nas tirinhas ou na tela de cinema, esse projeto inovador que atinge trabalhadores e trabalhadoras de todo o país é totalmente feito no Espírito Santo.

A personagem é inspirada em apontamentos coletivos, mas é o desenhista capixaba Patter responsável pelo traço da engenheira. Coube a Zota Stúdio, empresa de ilustração e design da Grande Vitória, a produção da animação e dos quadrinhos.

Com informações de Fisenge