Evento inédito de educação e formação na área tecnológica acontece em outubro

O Crea-ES realiza de 21 a 23 de outubro, em Vitória, o I Fórum de Educação e Formação na Área Técnica e Tecnológica. O evento, que é inédito no Espírito Santo, irá levantar discussões sobre a melhor forma de capacitar os futuros profissionais para o mercado de trabalho desde a instituição de ensino. A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) servirão de palco para o fórum.

Mesas-redondas, com autoridades da educação e da área profissional, e debates em grupos de trabalho com a participação de diretores de escolas, coordenadores e docentes das instituições de ensino de nível médio, técnico e superior, conselheiros e funcionários do Crea capixaba irão definir melhorias para o futuro da educação profissional. A intenção é preparar o currículo dos futuros profissionais para o que é exigido no mercado de trabalho.

Com o tema central “Cooperação entre o Sistema Profissional e Educacional para Registro de Cursos Técnicos e Tecnológicos no Crea-ES”, serão discutidos assuntos como ensino à distância na formação do profissional; diretrizes curriculares na educação profissional e concessão de atribuições; ensino, pesquisa e extensão como atividades profissionais; entre outros assuntos.

O I Fórum de Educação e Formação na Área Técnica e Tecnológica é uma iniciativa do Crea-ES, por meio da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), e acontece com apoio do Ifes, Senai e Sedu.

Confira a programação completa do evento:

Auditório do CCE-Ufes

17h Abertura do I Fórum de Educação e Formação na Área Técnica e Tecnológica

17h30 Assinatura de termo de cooperação entre Crea-ES, Sedu, Ifes e Senai.

18h Mesa redonda: Confea x Conselho Nacional de Educação (CNE): Desafios e Perspectivas na Formação e Regulamentação Profissional – com a presença do representante da CNE/CEB, Francisco A. Cordão.

Auditório do Ifes Vitória

8h30 Mesa redonda: Ensino, pesquisa e extensão como atividades profissionais

11h Intervalo para café

11h30 Mesa-redonda: Atribuições profissionais

13h Intervalo para almoço

Salas de aula do Ifes Vitória

14h Grupos de trabalho de até 40 pessoas

Temas:

EAD na Formação Profissional;

Cadastramento de Instituição de Ensino e Cursos da Área de Formação Profissional;

Diretrizes Curriculares na Educação Profissional e Concessão de Atribuições;

Ensino, Pesquisa e Extensão como Atividades Profissionais;

O papel da Ceap e Criação do Colégio de Instituições de Ensino.

16h Intervalo para café

16h30 Continuação dos Grupos de Estudo