Eleição para Conselho movimenta 23 mil capixabas nesta quarta:

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea) irá organizar as eleições para presidente de seu quadro durante o período de 9h às 19h desta quarta-feira. As eleições, restritas a profissionais registrados no Crea-ES em dia com suas anuidades, espera reunir mais de 23 mil pessoas somente no Espírito Santo.

A eleição do Conselho Federal (Confea) também seria realizada nessa quata, envolvendo cerca de 750 mil em todo o país. Porém, a o processo nacional foi adiado por ação impetrada pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge).

No Espírito Santo, ao todo, 27 conselhos regionais escolherão os nomes para administrar os próximos três anos das categorias reunidas. Entre os profissionais contemplados estão engenheiros, agrônomos, geógrafos, geólogos, meteorologistas, técnicos e tecnólogos que votarão em 31 pontos distribuídos em todo o estado.

Estão concorrendo à presidência do Conselho Regional o Engenheiro Agrônomo Helder Carnielli, atual presidente, e o Engenheiro de Minas Antônio Gomes. Para a presidência do Confea, disputada no mesmo dia, disputam o Engenheiro Civil e atual presidente, José Tadeu da Silva; o Engenheiro Agrônomo José Eduardo de Paula Alonso; e o Engenheiro Civil Henrique Luduvice.

Além das presidências dos conselhos, será escolhida a diretoria geral da Mútua que, no Espírito Santo, é disputada pelo Engenheiro Mecânico Sebastião da Silveira e o Engenheiro Agrônomo Douglas Muniz Lyra. A disputa a diretor administrativo será entre o Técnico em Eletrotécnica Portugal Sampaio Salles e a Engenheira Geológica Leila Issa.

As eleições para escolha da presidência dos Conselhos Regional de Engenharias e Agronomia ocorrem nesta quarta-feira (19), das 9h às 19h em 31 locais de votação de todo o estado que podem ser conferidos em www.creaes.org.br. Estão aptos a votar, profissionais cadastrados no Crea-ES que estejam com seus vencimentos em dia. Para votar, basta apresentar documento oficial com foto.

Com informações da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e do jornal Leia-se.