Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é um marco celebrado neste sábado. Essa data faz parte da Campanha “Abril Verde”, que busca chamar atenção das empresas e profissionais sobre a importância da prevenção. O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) trabalha para que uma cultura de prevenção seja pratica crescente entre empregadores e empregados, bem como pelo amadurecimento da legislação em prol de um ambiente que preserve a saúde e integridade dos profissionais.

Muito ainda precisa ser feito na área da Segurança do Trabalho. Apesar dos índices terem diminuído nos últimos anos, não podemos deixar de ter como meta o acidente zero. O Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho é uma ferramenta que permite mensurar em tempo real o numero dos acidentes laborais e seus custos.

O Observatório permitiu identificar que ao menos um trabalhador brasileiro foi vítima fatal de acidente de trabalho a cada quatro horas e meia, desde o início de 2017. Neste período, foram registradas 675.025 comunicações por acidentes de trabalho (CATs) e notificadas 2.351 mortes.

CLIQUE AQUI e acesse o Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho.

O Observatório

Essa ferramenta é produzida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Cruzando informações públicas de órgãos governamentais, o Observatório chega a resultados que mostram a realidade dos acidentes de trabalho e seus impactos na saúde e economia.

Trata-se de uma ferramenta de gestão do conhecimento e de promoção do trabalho decente com grande potencial para informar políticas públicas de prevenção de acidentes e doenças no trabalho – de modo que estas passem cada vez mais a ser orientadas por dados e evidências – e para promover o desencadeamento, o monitoramento e a avaliação de iniciativas de prevenção.

Brasil no 4º lugar em acidentes

Com uma média de 700 mil registros de acidentes de trabalho por ano, o Brasil ocupa atualmente o 4º lugar no mundo em ocorrência de acidentes de trabalho, atrás somente de China, Índia e Indonésia. Os dados do Anuário Estatístico da Previdência Social apontaram em 2015 um total de 612,6 mil acidentes, dentre os quais 2500 foram ocorrências de morte. A região sudeste é a responsável por 53,9% dos registros.

De acordo com o Ministério da Fazenda, entre 2012 e 2016, foram registrados 3,5 milhões de casos de acidente de trabalho em 26 estados e no Distrito Federal. Esses casos resultaram na morte de 13.363 pessoas e geraram um custo de R$ 22,171 bilhões para os cofres públicos com gastos da Previdência Social, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-acidente para pessoas que ficaram com sequelas. Nos últimos cinco anos, 450 mil pessoas sofreram fraturas enquanto trabalhavam.