Depois de 200 anos, o maior projeto de engenharia do mundo começa a sair do papel:

O projeto do Canal da Nicarágua é discutido há 200 anos. Em dezembro passado ele efetivamente começou a se tornar realidade. Tido como o maior projeto de engenharia do mundo, as obras do Canal possuem um custo estimado de US$ 50 bilhões e deve levar até 10 anos para ser concluído. O antigo sonho da população nicaraguense traz consigo a perspectiva de ampliação do comércio global através do crescimento do fluxo de recursos que passará por lá. Daniel Ortega, atual presidente do país, defende que a obra é a chave econômica para “independência total e definitiva” da segunda mais pobre nação das Américas.

Além da proximidade dos portos americanos, o canal que terá 278 quilômetros de extensão entre os oceanos Atlântico e Pacifico terá capacidade superior ao do Canal do Panamá, comportando navios ainda maiores.

A construção será de responsabilidade de uma empresa chinesa, a Hong Kong Nicaragua Canal Development Investiment Company. Tal fato, deixa a população local em dúvida e gera especulações sobre interesses do governo chinês em controlar o fluxo de comércio na região, uma vez que o país só terá controle total após 50 anos, quando terá amortizado os investimentos estrangeiros recebidos.

Fonte: Eduardo Mikail – blogdaengenharia.com