Espírito Santo obrigado a ampliar metas de recuperação florestal

Compartilhe:

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) oficiou os estados atingidos pela crise hídrica, exigindo que ampliem suas metas de restauração florestal. A deliberação do ministro Luiz Fux foi divulgada na última segunda-feira (22) pela Fundação SOS Mata Atlântica e inclui o Espírito Santo. O ministro reconhece a relação direta entre a escassez de recursos hídricos com o desmatamento e oficiou os estados para que estabeleçam metas de restauração florestal para as áreas de preservação permanente, acima das faixas definidas no novo Código Florestal.

A decisão do ministro acolheu argumento encaminhado pela Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara dos Deputados, coordenada pelo deputado Sarney Filho (PV-MA). Luiz Fux foi relator da ação civil pública (2536), movida pelo Ministério Público Federal. O MPF apura responsabilidades decorrentes da crise hídrica, determina o prazo de dez dias para que os governadores do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo apresentem diretrizes de recuperação ou conservação da vegetação nativa nas margens de rios, nascentes e reservatórios, acima do que está estabelecido no novo Código Florestal.

Com a decisão, os estados envolvidos deverão firmar metas para cumprir o que está instituído no artigo 61-A, parágrafo 17, do novo Código Florestal. A Lei 12.651/12 estabelece que, em bacias hidrográficas críticas, o chefe do Poder Executivo poderá, em ato próprio, estabelecer metas e diretrizes de recuperação ou conservação da vegetação nativa superiores as definidas na lei florestal. O Greenpeace divulgou recentemente o filme “A Lei da Água”. O documentário mostra de forma bastante didática como o novo Código Florestal – aprovado em 2012 – deixou as florestas ainda mais vulneráveis à ação humana.

Fonte: SOS Mata Atlântica

Fonte: SOS Mata Atlântica

O Espírito Santo

No Espírito Santo as bacias dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória estão degradadas no que foi classificada por especialista como a pior seca da história. A Constituição Estadual, promulgada em 1989, determina em seu artigo 189 que os proprietários rurais ficam obrigados a preservar ou a recuperar com espécies florestais nativas 1% ao ano de sua propriedade, até que atinja o limite mínimo de 20%”. A situação dos capixabas seria outra em quantidade de água se a lei tivesse sido cumprida.

Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica

Levantamento da Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) veiculado em junho aponta a situação atual dos desflorestamentos, em hectares, somente das florestas nativas (sem contar outras classes, como vegetação de mangue e restinga).

O estudo aponta desmatamento de 18.267 hectares (ha), ou 183 Km², de remanescentes florestais nos 17 Estados da Mata Atlântica entre 2013-2014. O levantamento aponta que houve queda de 24% em relação ao período anterior (2012-2013). Porém, as áreas derrubadas ainda equivalem a 18 mil campos de futebol. Veja tabela abaixo:

Fonte: SOS Mata Atlântica

Fonte: SOS Mata Atlântica

Saiba mais sobre o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, no período de 2013 a 2014

Acesse os dados completos no servidor de mapas: http://mapas.sosma.org.br

Acesse o relatório técnico: https://www.sosma.org.br/link/atlas_2013-2014_Mata_Atlantica_relatorio_tecnico_2015.pdf

Faça download de imagens das áreas monitoradas em: https://www.sosma.org.br/download/atlas/

Confira o histórico do projeto: https://www.sosma.org.br/projeto/atlas-da-mata-atlantica/historico/

Fontes: SOS Mata Atlântica e Século Diário

Compartilhe:

Você também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo! Bem vinda!

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) inaugura novas plataformas de comunicação com os engenheiros, agrônomos, geógrafos, geólogos, meteorologistas e afins. O site foi totalmente atualizado. Além disso, o Sindicato agora também está inserido nas redes sociais através do Facebook. O conteúdo pode ser acessado via computador e dispositivos móveis: tablet e celular (smartphone).

Acesse nosso novo site. Opine, interaja conosco nas redes sociais. Queremos estar próximos de você e do que é importante na sua trajetória profissional.

×