Curso: Projetista de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede

Compartilhe:
Mercado em ascenção: mais de 70% dos brasileiros quer instalar painéis solares e issod eve aumentar com os recentes aumentos das tarifas energia. O Governo Federal promete leilões para 2015 e acena com isenção de impostos. Clique aqui e leia mais

Mercado em ascenção: mais de 70% dos brasileiros quer instalar painéis solares e isso deve aumentar com os recentes aumentos das tarifas de energia. O Governo Federal promete leilões para 2015 e ascena com isenção de impostos. Clique aqui e leia mais

Saiba como projetar sistemas fotovoltaicos conectados à rede (SFCR) e aproveitar as eminentes oportunidades profissionais dessa alternativa energética. Segundo o Datafolha, mais de 70% dos brasileiros quer instalar painéis solares em suas casas e reduzir a conta de luz. O curso será realizado de 18 a 20 de agosto. Trata-se de uma iniciativa do Sindicato dos Engenheiros do Espírito Santo (Senge-ES) em parceria com o Conselho Regional de Agronomia e Engenharia do Espírito Santo (Crea-ES). A programação inclui visita técnica ao primeiro sistema de microgeração distribuída do Estado. O conteúdo será ministrado por especialista internacional na área e certificado pela empresa que projetou e instalou o primeiro sistema fotovoltaico conectado na rede do Brasil.

As inscrições para o curso estão encerradas! 

O curso
Objetivo: capacitar engenheiros, eletricistas e interessados a projetar sistemas fotovoltaicos conectados à rede (SFCR).

Público alvo: engenheiros e profissionais interessados na área elétrica devidamente registrados em seus órgãos profissionais.

Vagas: 30 participantes.

Material didático: serão entregues planilhas práticas que permitem aos participantes iniciar seus projetos logo em seguida, como também material adicional de estudo, em formato eletrônico.

Data: 18 a 20 de agosto.

Duração: carga horária de 20 horas, dividida em três dias.

Dia 18/08 –  das 18:00 às 22:00 horas

Dia 19/08 – das 08:00 às 12:00 (visita técnica) das 14:00 às 18:00 horas

Dia 20/08 – das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas

Local: Auditório do Crea-ES. Av. Cezar Hilal, 700 – 1° andar – Bento Ferreira, Vitória – E. Santo.

Conteúdo Programático
·         Tipos de sistemas usando energia solar fotovoltaica

·         Características de sistemas ligados à rede

·         Equipamentos: módulos, inversores, outros componentes

·         Dimensionamento com cálculo de três casos diferentes

·         Pré-análise do local da instalação

·         Processo de ligação conforme RN ANEEL 482

·         Normas técnicas

·         Instalação

·         Retorno de investimento

·         Mercado

Instrutor
O alemão/brasileiro Hans Rauschmayer será o instrutor, ele é consultor em eficiência energética reconhecido internacionalmente

O alemão/brasileiro Hans Rauschmayer será o instrutor, ele é consultor em eficiência energética reconhecido internacionalmente

O alemão/brasileiro Hans Rauschmayer será o instrutor. Ele realiza palestras sobre a Energia Fotovoltaíca no Brasil e exterior, bem como ministrou aulas sobre energia solar para UFRJ e PUC-RJ, entre outros. Além de experiência internacional em parques solares, o consultor em eficiência energética é pioneiro na adesão ao sistema de microgeração distribuída utilizando energia fotovoltaica produzida em sua própria residência.

Hans é consultor do Sebrae/RJ de Eficiência Energética (especialização Energia Solar) e da GIZ, além de monitor da Sociedade do Sol desde 2006. É sócio-gerente da Solarize Serviços em Tecnologia Ambiental Ltda (www.solarize.com.br), empresa que existe desde 2003 e oferece cursos sobre energia solar térmica e fotovoltaica desde 2008. Seus trabalhos incluem parceiros como Odebrecht, Senai, Fiocruz, GIZ, Prefeitura, Caixa, Eletrobrás, Instituto Ideal e universidades como UFRJ, UFF, PUC-RJ. No Rio de Janeiro, a Solarize projetou e instalou o primeiro sistema fotovoltaico conectado na rede, e também recebeu o Selo Solar como primeira empresa do setor no Brasil.

Investimento
R$ 180,00 – Valor para profissionais associados em dia com o Senge-ES (contribuição social) ou estudantes de nível superior em engenharia, agronomia, geólogos, geógrafos, meteorologistas e carreiras similares.

R$ 300,00 – Valor para profissionais não associados ao Senge-ES.

Obs: profissionais aposentados a partir de 2009 e filiados ao sindicato tem isenção da anuidade social. Estudantes devem apresentar comprovante de matrícula regular.

Inscrição
Depósito bancário:

CAIXA ECONÔMICA

AGÊNCIA:  0167

CONTA CORRENTE: 1892-2

OPERAÇÃO: 003

CNPJ do senge-ES: 30.962.575/0001-56

Confirme sua inscrição:

Como o curso tem limite de 30 vagas, recomendamos o contato com o Senge-ES antes da efetivação do depósito pelo 3324.1909 / 99900.6961.

Os comprovantes de depósito digitalizados devem ser enviados para o e-mail senge-es@senge-es.org.br, com o título “CURSO: Projetista de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede” que irá responder confirmando a inscrição.

Caso todas as vagas já estejam preenchidas, o valor será integralmente devolvido.

Informações
Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo. Av: Marechal Mascarenhas de Moraes, 2562, Ed Espaço Um, Sl 305/306. Bento Ferreira –Vitória – ES. Telefax: (27) 3324.1909.

Site: www.senge-es.org.br

Siga-nos: www.facebook.com/pages/Senge-ES

FOTO 1 – banner curso projetista de sistemas fotovoltaicos ligados à rede_CORTADO 2

Clique na imagem para ampliar

Compartilhe:

Você também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo! Bem vinda!

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) inaugura novas plataformas de comunicação com os engenheiros, agrônomos, geógrafos, geólogos, meteorologistas e afins. O site foi totalmente atualizado. Além disso, o Sindicato agora também está inserido nas redes sociais através do Facebook. O conteúdo pode ser acessado via computador e dispositivos móveis: tablet e celular (smartphone).

Acesse nosso novo site. Opine, interaja conosco nas redes sociais. Queremos estar próximos de você e do que é importante na sua trajetória profissional.

×