Curso Patologias e Técnicas de Recuperação de Estruturas de Concreto Armado e Protendido

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Espírito Santo (Ibape-ES) promove no mês de agosto o curso Patologias e Técnicas de Recuperação de Estruturas de Concreto Armado e Protendido.

Veja detalhes:

CURSO IBAPE-ES 2015: Patologias e Técnicas de Recuperação de Estruturas de Concreto Armado e Protendido

Dia: 12 e 13 de Agosto de 2015 – Parte 1

Dia: 02 e 03 de Setembro de 2015 – Parte 2

Horário: 17:30h a 22:00h

Carga Horária: 16 horas

Local: Intercity Pier Vitória Hotel-Praia de Camburi-Vitória/ES

Público Alvo: Graduados e graduandos em Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geólogos, Geógrafos e Metereologistas devidamente registrados em seu orgão.

Instrutor: Eng. Civil Prof. Robson Gaiofatto, Mestre e Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pós Doutorado em Concretos especiais para estruturas pela UNICAMP. Professor adjunto da Universidade Católica de Petrópolis e da PUCRio, projetista – ENCOPETRO Engenharia Estrutural Ltda e Eseel Espírito Santo Engenharia Estrutural Ltda.

Conteúdo

Módulo 1 (12 de Agosto): Patologias em Estruturas de Concreto e Aço Danos estruturais (Causas e Conseqüências) Normas Técnicas – Principais Tópicos: NBR 6118/07 Novidades da NBR 6118/13 NBR 12655/06 NBR 6122/10.

Módulo 2 (13 de Agosto): Patologias em concreto: RAA, Sulfatos, Carbonatação, Infiltrações (drenagens), Ácidos, Fungos, etc. Patologias no Aço: Corrosão Patologias nas estruturas: Fluência, Retração e Relaxação Impactos e Choques Fogo – NBR 15200/04 Sismos – NBR 15421/06; Patologias em Estruturas Metálicas: Corrosão, Soldas e Projeto.

Módulo 3 (02 de Setembro): Ensaios de Caracterização dos Danos Não destrutivos e destrutivos. Esclerometria Potencial de Corrosão Resistividade Elétrica Avaliação de integridade e segurança de estruturas danificadas Técnicas e Materiais de Proteção e Recuperação Estrutural: Patologiasem Concreto: Infiltrações – Impermeabilizações e drenagens Ataques por sulfatos Ataquesácidos Reações RAA (Sulfato de Bário) Carbonatação: Realcalinização Química e Eletroquímica Corrosão: Carbonatação Ataque de Cloretos;Reconstituição de elementos de concreto. Proteção dos Concretos.

Módulo 4 (03 de Setembro): Tecnologia dos concretos mais antigos: Recuperação de Estruturas Metálicas: Identificação de Danos: Elementos estruturais insuficientes Corrosão Solda Problemas de Corrosão x Técnicas de Proteção; Materiais para proteção de estruturas metálicas. Problemas de Danos em Soldas: Avaliação do tipo de dano; Análise da segurança estrutural; Técnicas de Reforços Estruturais: Avaliação da integridade e segurança das estruturas Reforços por mudanças na geometria e rigidez; Reforços por colagem de chapas; Reforços com fibras de carbono. Técnicas de manutenção preventiva; a regra de Sitter.

Investimento

R$ 250,00 – Valor para profissionais associados em dia com o IBAPE-ES ou estudantes de nível superior em Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geólogos, Geógrafos e Metereologistas;

R$ 300,00 – Valor para profissionais não associados e em dia com o CREA-ES;

R$ 400,00 – Valor para os profissionais de nível superior em Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geólogos, Geógrafos e Metereologistas não associados ao IBAPE-ES ou ao CREA-ES

Informações: IBAPE-ES; Rua José Farias 98, sala 606, Bairro Santa Luzia, Vitória/ES Fone: (27) 3345-6761; Fax:(27) 3345-6760 E-mail: ibape-es@ibape-es.org.br