Crise-hídrica: restrições mantidas no Espírito Santo

A maior seca da história do Espírito Santo já prioriza o uso da água para consumo humano desde o começo do mês. A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) anunciou nesta terça (20) que as medidas de contenção de consumo e racionamento continuam por, pelo menos, um mês. O consumo da água para uso agrícola e industrial está proibido durante o dia em todo o território capixaba. Para os 13 municípios do interior em estado extremamente crítico, tal restrição se estende também para o período noturno.

Cidades sem água

A água definitivamente já virou questão central na vida das cidades capixabas do interior e da região metropolitana. A Cesan informou na última sexta (15) a vazão de água bruta captada do rio Jucu (que abastece a população de Vila Velha, parte de Cariacica e a ilha de Vitória) diminuiu de 4200 litros por segundo (l/s) para 3600 l/s, ou seja, um déficit de 600 l/s. Por conta disso, o fornecimento de água para a população desses locais, sobretudo dos bairros localizados mais afastados do sistema de distribuição (ponta de rede) pode ser prejudicado, caso o consumo de água não seja reduzido pela população. Associado a essa redução na vazão, durante esse curto espaço de tempo, o consumo aumentou nessas regiões em 200 l/s.

No interior, já são 13 municípios listados em estado extremamente crítico. São eles: Itaguaçu (Rio Santa Joana), Itarana (Rio Santa Joana), Mantenópolis (Córrego Santa Luzia, Córrego da Onça e Ribeirão Manteninha), Pancas (Córrego Floresta), São Gabriel da Palha (Rio São José), São Mateus (Rio São Mateus), Alto Rio Novo, São Roque do Canaã, Vila Pavão, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Serra e Santa Teresa.

Boa ideia

A mudança de pequenos hábitos faz diferença. Lavar calçada e tomar um banho demorado devem virar coisa do passado. Um condomínio da Grande Vitória deu um bom exemplo. Com uma ideia simples, economizou e reduziu a conta de água em R$4 mil. Veja: http://g1.globo.com/espirito-santo/estv-1edicao/videos/t/edicoes/v/condominio-consegue-reduzir-conta-de-agua-em-r4-mil-no-es/4536824/.

Evolução das chuvas

É sabido que Janeiro de 2015 foi ainda mais seco que janeiro de 2014. Muitos municípios do estado sequer registraram um chuvisco. Fevereiro de 2015 terminou com chuva acima da média no extremo norte e também em parte da região Serrana, gerando um pequeno alívio na vazão de alguns rios que abastecem a Grande Vitória. Infelizmente, março e abril foram secos na metade Sul do Estado. Já no norte a precipitação foi perto do esperado. Em abril, a chuva só ficou acima da média no sudoeste capixaba, melhorando um pouco a situação de alguns rios da região Sul. O desvio de chuva foi negativo (choveu menos que a média) nas demais regiões.

Maio e junho, ao contrário dos meses anteriores, apresentaram chuva acima do normal em praticamente todo o estado. Essa precipitação trouxe mais um alívio para a vazão de alguns rios do estado. Porém, julho voltou a ficar com chuva abaixo da média: o desvio ficou em torno de -25% na maioria das regiões.

Outubro marca o aumento progressivo de precipitações no Estado. Historicamente chove mais que setembro. Porém, o Sistema de Informações Meteorológicas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informa que existe expectativa de chuva para os próximos dias. A atualização da previsão de temperatura e tempo, assim como avisos meteorológicos especiais, podem ser acessados em: http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br.