Coletivo de Mulheres lança pesquisa sobre história em quadrinhos feita no ES

Banner site - pesquisa Engenheira Eugenia

O Coletivo de Mulheres da Fisenge lançou, no dia 28/10, uma pesquisa de opinião sobre o projeto Engenheira Eugênia. “Queremos compreender o alcance de Eugênia na categoria e na sociedade. Em breve, iremos produzir um desenho animado, a partir das histórias em quadrinhos e nosso objetivo de ampliar o diálogo e diversificar as narrativas”, afirmou a diretora da mulher, Simone Baía.

Hoje, as histórias em quadrinhos com a personagem Engenheira Eugênia são mensais e tratam de assuntos referentes a gênero, questões trabalhistas e da sociedade em geral. O projeto também é um dos objetos da pesquisa “Engenharia e gênero”, que tem a finalidade de identificar e analisar eventuais mudanças na posição das mulheres nas engenharias no Brasil na última década, problematizando-as sob a ótica das relações de gênero. Maria Rosa Lombardi é a pesquisadora responsável pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

Participe da pesquisa: https://goo.gl/lUVtpX

Quadrinho que debate a questão de gênero nos Sindicatos de Engenheiros de todo o país nasceu das mãos de um capixaba

Criador e criatura: Patter e sua Eugenia

Eugênia tem 40 anos. É divorciada, tem dois filhos e um dia a dia de trabalho como de tantas mulheres brasileiras. Eugênia é a mascote do Coletivo de Mulheres da Fisenge, que trabalha a questão de gênero de maneiras criativas como a de uma tirinha em quadrinhos feita de histórias.

A série em quadrinhos “Histórias de Eugênia: mulher, mãe e engenheira” foi lançada diante de inúmeras denúncias recebidas nos sindicatos e a necessidade de visibilizar práticas de violência de maneira didática. Os quadrinhos tem periodicidade mensal, lançados todo dia 15 no boletim do Coletivo de Mulheres da Fisenge. Todas as tirinhas são distribuídas em entidades e nos Sindicatos de Engenheiros de todo o país. O curioso é que essa personagem tem pé a mais no Espírito Santo.

Apesar de ter sido inspirada em apontamentos coletivos, é o desenhista capixaba Patter quem transforma em vida e cor roteiros enviados com base em relatos reais. “Eugenia é uma personagem que tem o contorno dela, até conscientemente. Eu desenho depois de receber os roteiros com as histórias reais das pessoas”, conta o cartunista.

Envie sua história

Além de participar da pesquisa de opinião, os trabalhadores e trabalhadoras também podem enviar depoimentos sobre assédio moral e outras práticas abusivas, que acontecem tanto no mercado de trabalho como no próprio lar. Será mantido total sigilo de fonte de todos os depoimentos e de todas as histórias enviadas. As contribuições poderão ser enviadas diretamente para o e-mail da engenheira Eugênia: engenheiraeugenia@gmail.com ou para comunicacao@fisenge.org.br

Com informações de Comunicação/Fisenge