Animação sobre direitos trabalhistas foi feita no Espírito Santo

A personagem Eugênia é uma engenheira de cerca de 40 anos que enfrenta um dia a dia de trabalho como de tantas mulheres brasileiras. A protagonista faz parte da didática criativa que o Coletivo de Mulheres da Fisenge encontrou para trabalhar a questão de gênero com a categoria. A iniciativa começou há mais de três anos com a publicação periódica de quadrinhos e agora vai virar a animação. O ponto é que, nas tirinhas ou na tela de cinema, esse projeto inovador que atinge trabalhadores e trabalhadoras de todo o país é totalmente feito no Espírito Santo.

No próximo dia 22/7, a animação “Lei é para ser cumprida” será lançada no Rio de Janeiro pelo Coletivo de Mulheres da Fisenge. Trata-se do primeiro desenho com a personagem Eugênia. A personagem é inspirada em apontamentos coletivos, mas é o desenhista capixaba Patter responsável pelo traço da engenheira. Coube a Zota Stúdio, empresa de ilustração e design da Grande Vitória, a produção da animação.

A diretora da mulher da Fisenge, Simone Baía, é filiada ao Sindicato dos Engenheiros do Espírito Santo e reside em Vitória. O desenvolvimento da animação começou ainda no ano passado e ela acompanhou tudo de perto, inclusive o processo de dublagem. “Esse projeto é um sonho que estamos realizando. Foi um processo emocionante, construído pouco a pouco. Fizemos vários testes, demoramos a achar a voz da Eugênia, só a 3ª locutora ficou a ‘cara’ da Eugênia”, lembra.

Envie sua história:

Os trabalhadores e trabalhadoras podem enviar depoimentos sobre assédio moral e outras práticas abusivas, que acontecem tanto no mercado de trabalho como no próprio lar para inspirar novas histórias de Eugênia. “Eu desenho depois de receber os roteiros com as histórias reais das pessoas”, conta o cartunista capixaba Patter.

Será mantido total sigilo de fonte de todos os depoimentos e de todas as histórias enviadas. As contribuições poderão ser enviadas diretamente para o e-mail da engenheira Eugênia: engenheiraeugenia@gmail.com ou para comunicacao@fisenge.org.br.